22 de fevereiro de 2019 - 19h44
Foi como um ritual de passagem. Na manhã da quarta-feira, 20 de fevereiro, à medida em que milhares de pessoas adentravam no salão principal, o Bill Graham Auditorium se transformava numa espécie de portal para o futuro. O centenário prédio próximo ao centro comercial de San Francisco, na Califórnia, recebeu convidados do mundo inteiro para o mais importante evento anual de lançamentos de produtos da Samsung, o Unpacked Global — que em 2019 celebrou também os dez anos da chegada do primeiro modelo Galaxy S ao mercado.
O CEO da Samsung Electronics DJ Koh ressaltou a importância do Unpacked Global 2019 para os próximos dez anos da marca. “O que mostramos hoje é apenas o começo para a próxima década de inovações da linha Galaxy”, prometeu o executivo
Ao longo de uma hora e meia, a multinacional de origem sul-coreana apresentou toda a nova gama de produtos de sua linha premium. Não faltaram novidades, todas convergindo para o protagonismo do smartphone como centro de um ecossistema ultraconectado, impulsionado pela velocidade da rede 5G e as possibilidades exponenciais propiciadas pela ascensão da internet das coisas ao mainstream.
Foram reveladas as quatro versões do Galaxy S10, os wearables Galaxy Watch Active, Galaxy Fit e Galaxy Buds, além do primeiro modelo de smartphone com tela dobrável, batizado de Galaxy Fold (leia mais sobre os produtos no quadro ao lado). As possibilidades de uso em comum dos gagdets também foram exploradas em funcionalidades integradoras — como o compartilhamento de bateria sem fio, que permite transformar o Galaxy S10 em um ponto para recarga de bateria de outros aparelhos, por simples aproximação.
“O que mostramos hoje é apenas o começo para a próxima década de inovações da linha Galaxy”, prometeu o CEO da Samsung Electronics (divisão responsável pela área de smartphones da companhia), DJ Koh, ao subir no palco para comentar os desafios e o compromisso da empresa para liderar a vanguarda tecnológica em termos de aparelhos integrados e conexão.
Em linha com o espírito do tempo
O centenário auditório Bill Graham recebeu milhares de pessoas para o dia de lançamentos, que começou com o vice-presidente de marketing para produtos móveis da Samsung, Justin Denison, revelando os detalhes do Galaxy Fold, primeiro smartphone com tela dobrável
Os novos lançamentos inauguram também uma nova fase para Galaxy, em um ambiente de concorrência muito mais acirrada do que dez anos atrás, como lembrou o próprio DJ Koh. Se a primeira década foi marcada pelo desafio da democratização global do acesso aos smartphones — atestado sob a marca de dois bilhões de aparelhos comercializados pela empresa mundo afora —, o espírito do tempo agora reluz em marcas cujos produtos e serviços estejam alinhados com um posicionamento claro e um propósito relevante para a vida das pessoas.
Nessa equação de valor atual, é preciso tanto responder à demanda por velocidade, interconexão e compartilhamento, quanto colocar-se como um parceiro na jornada de desenvolvimento única de cada um e da sociedade como um todo, indo além da experiência e conferindo autonomia — uma entrega emocional materializada pela maior capacidade de processamento e armazenamento, sempre em melhores câmeras e telas. Colaboração e cocriação são ferramentas poderosas para a busca de inovação autêntica e escalável — e, como mostra a campanha global de Galaxy criada pela Leo Burnett, a Samsung fez suas escolhas, entendendo que o componente comportamental é peça intrínseca à construção de marca para as novas gerações de consumidores.
“O desafio do marketing com a evolução da tecnologia está em não somente trazer funcionalidades novas, mas, principalmente, em levar de forma relevante para as pessoas uma inovação a partir da qual elas possam transformar, multiplicar. Essa é a geração dos makers”, afirma Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing de dispositivos móveis da Samsung Brasil. “Queremos ser facilitadores para novas ideias, ajudar a desafiar barreiras. É um ‘do what you can’t’ para as pessoas, mas para a Samsung também”, avalia Loredana, citando a assinatura da marca para o grande público como fonte de inspiração e o principal drive de motivação para os colaboradores e parceiros da companhia.
Para a casa, para o corpo
A compreensão de que o smartphone ganhará ainda mais importância nos próximos dez anos, como o centro de conexão de uma série de devices e wearables, deu ainda mais protagonismo à família S10. Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, explica que, com a ascensão da internet das coisas, o smartphone passa a atuar como um hub, conectando pessoas dentro e fora de suas casas. “É uma nova era em que tudo passa a estar interligado. Pensar em ecossistema neste contexto faz ainda mais sentido. A apresentação do S10, que, por exemplo, permite o carregamento de qualquer outro aparelho da família Galaxy por aproximação, já demonstra essa visão de que tudo deve conversar”, afirma.
Citrini explica que esse papel do smartphone reflete diretamente nas tecnologias que moldaram a nova família S. “A começar pelo design, o S10 está mais compacto, leve e com display cinematográfico”, pontua. Do ponto de vista de segurança, uma das principais demandas atuais, o leitor biométrico reforça a proteção de acesso ao equipamento e, consequentemente, a todos os outros aparelhos conectados. O armazenamento tem capacidade de até 1TB.
Outro destaque desta nova família, fundamental para o ecossistema, segundo Citrini, é a inteligência artificial. Desenvolvido com hardware e software baseados em aprendizado de máquina, o S10 é considerado pela Samsung o mais inteligente de seus aparelhos.
Integrados, os aparelhos combinam todo o potencial de suas funcionalidades em prol da saúde. A Bixby, assistente virtual do Galaxy, automatiza as rotinas e fornece recomendações personalizadas para facilitar a vida do usuário. O Galaxy Watch Active possui monitoramento de pressão sanguínea por meio do aplicativo BP Lab, desenvolvido em parceria com a Universidade da Califórnia. Além do Stress Tracker, que mantém o nível de stress em dia e sugere exercícios de respiração e relaxamento.
Coisa de Maker
Nilce Moretto, do Coisa de Nerd, tiveram participação especial no evento
Nos últimos dez anos, o mundo do cinema, da fotografia e da produção audiovisual foi incorporado aos smartphones. Câmeras precisas, resolução, capacidade de armazenamento e edição passaram a ser atributos fundamentais para estar na palma da mão. Neste contexto, os produtores de conteúdo, frutos da chamada geração maker, foram os responsáveis em exigir cada vez mais de smartphones a possibilidade de serem ferramentas de produção de conteúdo profissional. O Galaxy S10 foi apresentado com uma versão adaptada do programa de edição de vídeos Adobe Premiere Rush. A informação foi revelada direto do palco do Unpacked Global pelos youtubers brasileiros Leon Martins e Nilce Moretto, do canal Coisa de Nerd. A presença remete a 2017: numa viagem à Coreia, em conversa com DJ Koh, executivo-chefe da divisão de smartphones da Samsung, eles recomendaram possíveis funções no Galaxy S que seriam úteis aos produtores de conteúdo.
A sugestão tornou-se o início do projeto de incorporar o Rush e veio ao encontro de uma pesquisa da Samsung com dez mil consumidores que identificou que entre os principais drives de compra para um smartphone estão o processador, a capacidade de armazenamento, câmera e vídeo.
A parceria da Samsung com o Instagram, anunciada no Unpacked, também atende a essa demanda, possibilitando que algumas funcionalidades do aplicativo estejam integradas à câmera do Galaxy S10.
O que a Samsung apresentou em San Francisco
O primeiro smartphone com tela dobrável do mundo abriu o dia de apresentações do novo portfólio da linha premium da Samsung. A revelação do Galaxy Fold, que chega às lojas dos Estados Unidos em abril, cumpriu as expectativas que vinham sendo alimentadas desde o ano passado, quando a Samsung lançou o Display Infinito Flex em sua Conferência de Desenvolvedores. “A tela dobrável pode ser a porta de entrada para um novo mundo de possibilidades e formas para os smartphones”, diz Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil — ressaltando que o Fold também passa a compor um ecossistema de produtos cujo centro é o Galaxy S10.
Confira todos os produtos Galaxy apresentados no Unpacked Global 2019. Para os consumidores brasileiros, a pré-reserva do novo Galaxy S10 teve início no dia seguinte do Unpacked Global, em 21 de fevereiro.
Galaxy Fold
Primeiro smartphone dobrável do mundo, tem tela Amoled de 7,3” aberta e 4,6” fechada. Três câmeras na parte de trás, duas no centro e uma na parte frontal. Nas cores preto, cinza, verde e azul.
Galaxy S10
Tela Amoled de 6,1”. Câmera principal tripla. Câmera frontal. Nas cores preto, branco, azul e verde.
Galaxy S10e
Tela Amoled de 5,8”. Câmera principal dupla. Câmera frontal. Nas cores preto, branco, azul, verde e amarelo. Galaxy S10+ Tela Amoled de 6,4”. Câmera principal. Câmera frontal. Nas cores preto, branco, azul, verde, cerâmica preta e cerâmica branca.
Galaxy S10 5G
Tela Amoled de 6,7 polegadas. Sistema de carregamento super fast charging. Tecnologia 3D Depth, que melhora o desempenho de aplicações em AR. Modelo será lançado exclusivamente nos Estados Unidos.
Galaxy Buds
Fones de ouvido wireless. Permite até seis horas de streaming por Bluetooth e até cinco horas de chamadas. O estojo compacto suporta carga de até sete horas.
Galaxy Watch Active
Smartwatch. Monitoramento da pressão arterial por meio do My BP Lab. Gerenciamento de stress com o Stress Tracker e acompanhamento de exercícios.
Galaxy Fit
Smart band. Permite acompanhamento de objetivos fitness rastreando atividades como caminhada, corrida e treinos em geral. Também possui integração com o aplicativo Samsung Health.