Pyr Marcondes
23 de junho de 2017 - 12h15
Por Alejandro Vásquez (*)
Qual a maior lição que você aprende na infância?
Com certeza uma cena veio à sua mente. E, junto com ela, um “filme”. Isso porque nós aprendemos tudo a partir de pequenas narrativas, sequências de eventos que vamos ouvindo ou vivenciando aqui e ali…
E não só experiências reais podem nos ensinar algo. Gerações inteiras de pais e avós se dedicaram a inventar e reinventar contos de fada e fábulas para mostrar às crianças o certo e o errado, o bom e o ruim. Por algum motivo, essa prática de contar histórias acabou sendo esquecida nos últimos anos. Mas os especialistas em marketing afirmam que você deve retomá-la.
O que é storytelling?
A tradução livre da expressão em inglês é bem esclarecedora e pouco pretensiosa: storytelling significa “contagem de histórias”. Trata-se da nova aposta do marketing de relacionamento: compartilhar a jornada do seu negócio com o público, pouco a pouco, a fim de reforçar a sua proposta e destacá-la em meio à concorrência.
Mas calma, não precisa dividir tudo. O segredo é saber selecionar os momentos que realmente representam a identidade da sua marca e torná-los acessíveis a qualquer um que deseje saber um pouco mais: uma mudança no ambiente de trabalho, um prêmio, uma nova estratégia e até a própria linha de produtos. Problemas e crises internas ficam de lado, ok?
Como investir nisso?
A questão principal de quem deseja começar a fazer storytelling é: por que sua história merece ser contada?
Veja bem, o Instagram e as mídias em geral estão cheios de perfis publicando todo tipo de narrativa (e você não quer ser mais do mesmo). Dedique-se a revisitar a caminhada do seu empreendimento e reconhecer nela elementos que despertem o interesse do público. Por exemplo:
- Personagens complexos:mostre um pouco da personalidade de cada um dos envolvidos no projeto da empresa.
- Conflitos:empreender não é fácil. Compartilhe alguns dos principais desafios e obstáculos já superados, e tudo o que sua equipe precisou fazer para chegar até onde está.
- Desejos:qual é a ambição da sua marca? Qual a missão dela, o resultado final que espera entregar ao mundo? Deixe a resposta clara.
Explore os seus pontos fortes e tudo o que torna a sua história única. Depois de reunir algumas ideias, pense em imagens que podem representá-las e publique-as ocasionalmente em seu Instagram, mesclando-as com as postagens comuns.
Inspire-se com bons exemplos
Para ilustrar melhor o que estamos falando, separei alguns exemplos reais de marcas que souberam contar histórias a partir de simples publicações no Instagram.
A Netflix, para divulgar sua nova série Girl Boss, apresentou um pouco da protagonista e os aspectos mais marcantes de sua personalidade:
https://www.instagram.com/p/BTJkpE1AyAF/
A Dove, em uma publicação sobre sua campanha Real Beleza, quis criticar a ideia de que toda mulher precisa ser feminina. Então convidou uma consumidora para contar sua história: “meu marido diz: ‘você é meu garoto’, de uma forma carinhosa. Olhe para dentro e tire a sua beleza dali”.
https://www.instagram.com/p/BUM3IjxjOkE/
Já a Nike, em vez de dividir sua própria trajetória, resolveu relembrar a de Cristiano Ronaldo – uma figura já conhecida e associada à marca: “ninguém acreditou que um garoto de Madeira chegaria às estrelas. Exceto o garoto de Madeira”.
https://www.instagram.com/p/BU5Ehrhgqq7/
O Spotify levou o conceito de storytelling bem a sério: lançou no Instagram uma categoria dedicada especialmente a contar a história de algumas músicas famosas que estão na plataforma:
https://www.instagram.com/p/BT9pm_mllRD/
Conhecendo os desafios e as conquistas da sua marca, seus consumidores se sentirão muito mais próximos e terão uma facilidade maior de se identificar com a sua cultura. Fortalecendo esse vínculo, eles também se animarão a fazer parte da história. Aposte no storytelling e veja o que a estratégia pode fazer por você!
(*)
Alejandro Vázquez é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente.