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27 de abril de 2018 - 11h12
Shelley Cohen (*)
Com quase 140 milhões de usuários da Internet em uma população total estimada de mais de 202 milhões de pessoas, o Brasil é uma oportunidade para eCommerce que não pode ser perdida. Como a maior economia da América Latina, o mercado de eCommerce está crescendo muito rápido e ficando atraente para os fornecedores que procuram um crescimento saudável em longo prazo.
Neste artigo, vou me concentrar em como entender o setor de eCommerce do Brasil e como aproveitar esse mercado para desenvolver um site atrativo e incrível que pode alavancar seus negócios.
Vamos entender o mercado.
Como é o eCommerce no Brasil?
De acordo com o Cross-border Ecommerce Report – Brasil, Brasil tem uma população total de 202 milhões de pessoas, e 43,7% têm idade entre 35 e 54 anos. Dentro dessa população, a penetração do eCommerce é de 33,4%, o que corresponde a 51,5 milhões de compradores online.
O Brasil é um mercado em rápido crescimento e o maior da América Latina. As expectativas mostram que ele tenha um crescimento anual de 10,7% e que atingirá um volume de US$ 33 milhões em receitas em 2020.
Os segmentos mais dominantes do mercado são moda, eletrônicos, mídia, alimentação, cuidados pessoais e mobiliário (em ordem). Isso significa que, para os atuais comerciantes desses segmentos, o mercado já está maduro, mas também indica uma oportunidade para penetrar em outros segmentos e dominar um nicho.
Por que eCommerce?
O mercado brasileiro é o maior da América Latina e, apesar das confluências socioeconômicas, há uma grande oportunidade de crescimento. Com um grande número de pessoas na classe média, há um cenário próspero para renda disponível, bem como para compras.
Como alguém que não tem um conhecimento em programação pode desenvolver uma loja virtual?
É importante encontrar uma plataforma de desenvolvimento de sites que ajude você a aumentar seus negócios. Uma loja virtual deve ser incrível, fácil de desenvolver e eficiente! Então, é importante que você tenha as ferramentas perfeitas disponíveis para criar uma.
Por que incrível?
Vou citar o site Entrepreneur.com: “O Web design pode ser decisivo na experiência do usuário. Uma experiência do usuário ruim leva à perda de confiança e pode afetar negativamente as taxas de conversão (que transformam um cliente em uma venda)”. Para simplificar: um bom design gera confiança. Confiança se traduz em vendas.
Por exemplo, em nossa empresa, pesquisamos centenas de importantes lojas online em todo o mundo para desenvolver modelos que contêm todos os recursos de eCommerce necessários para um layout fantástico.
Eu recomendo que você comece desenvolvendo sua loja a partir de um modelo.
Modelos contêm todos os elementos gráficos e técnicos para comerciantes começarem facilmente a criar uma loja. Todos os modelos podem ser editados e são totalmente personalizáveis para que você possa adicionar recursos, como galerias, botões, vídeos e muito mais.
Três dicas úteis:
Invista em design.
Use modelos para criar um design consistente com um tema que conte sua história. Invista tempo para aperfeiçoar os pequenos detalhes do design. Se você fizer upload de uma imagem, escolha uma imagem clara e não desfocada: remova todas as imagens de fundo que vão tirar a atenção do produto. Pense também se você quer investir na contratação de um estúdio para fotografia. As imagens vendem e destacam seus produtos do resto.
Comece com amigos e família.
Quando você tiver uma loja com aparência profissional e oferecer um valor real de produto, seu público crescerá com o tempo. É fato.
As pessoas próximas darão a você feedback útil sobre sua loja que vai ajudá-lo a melhorá-la. Se seus produtos forem bons, as pessoas indicarão mais facilmente com outros. O boca a boca é essencial para um negócio emergente, cria uma comunidade de influenciadores que farão marketing gratuito,
além de poder ser uma das formas mais importantes de mídia social, pois a validação de um produto vem da fonte mais confiável de uma pessoa: seus amigos.
O Brasil é um país onde a família e os amigos são o centro do cotidiano, e o networking social é essencial para a experiência do cliente com a marca de uma empresa dentro desse mercado. Estudos mostram que 62% dos clientes pesquisam por produtos online, o que mostra a importância de tornar a experiência fluida de um espaço para outro.
Depois de fazer as primeiras vendas para amigos e família, você estará pronto para desenvolver uma combinação de marketing completa para promover e alavancar seu site, usando ferramentas de marketing, como marketing por e-mail, mídia social e outras.
Unir o boca a boca com estratégias online ajudará a criar um interesse, obter feedback útil e preparar sua empresa para oportunidades de crescimento.
O poder dos descontos.
Encontre uma maneira de dar descontos, criar cupons por venda, acesso a vendas exclusivas e considere oferecer envio gratuito. Esses tipos de ações aumentam a fidelidade de seus clientes.
O melhor dessas iniciativas é que oferecem aos clientes uma recompensa inerente para continuar a fazer negócios com o varejista.
Você criou uma loja bem-sucedida? Verifique:
Comece analisando sua página inicial e fazendo algumas perguntas para si mesmo. Algumas para começar são: Ela conta a história de sua loja?
Faça um teste com um amigo: Em 30 segundos, ele consegue entender o objetivo da página inicial? Seu amigo consegue entender o produto que está sendo vendido?
Sua página inicial é atrativa e fará com que os usuários continuem navegando em sua loja? Você incluiu um ícone de carrinho? Quais tipos de menus você escolheu? O design de todos os elementos está alinhado?
Essas são apenas algumas ideias para você começar com sua loja virtual.
Espero que vocês tenham aprendido com minhas observações e informações.
Obrigada e boas vendas!
(*) Shelly Cohen é Head of Business Development and Customer Relations da Wix.com para a Wix Store
**Créditos:
Pesquisa obtida da
Statista & Payper