ESPN lança aplicativo que integra TV às redes sociais

Canal esportivo investe em plataforma que incentiva uso da segunda tela, diz Marcelo Pacheco, diretor de marketing (foto)

i 4 de novembro de 2013 - 7h14

POR ARTHUR QUEZADA
aquezada@grupomm.com.br

Como um rastilho de pólvora, o conceito de segunda tela se difundiu rapidamente no mercado brasileiro e já faz parte do cotidiano dos internautas no País. De acordo com pesquisa feita pela Ipsos, em agosto deste ano, 52% da população online brasileira assistiu TV ao mesmo tempo em que acessava a internet – sendo que 68% dos internautas interagem com o smartphone enquanto consomem a programação televisiva.

De olho neste comportando, a ESPN Brasil resolveu investir alguns milhões de dólares e formular uma estratégia inédita para a utilização de segunda tela no País. Para isso, lançará este mês um aplicativo desenvolvido especialmente para o mercado nacional, o “ESPN Sync”. A nova funcionalidade promete aliar fatores fundamentais como sincronismo com a programação do canal, conectividade com redes sociais, interatividade entre usuários e ferramentas de gameficação.

No primeiro momento, o aplicativo será lançado para programação futebolística do canal. O app já pode ser baixado gratuitamente para iPad e estará disponível na App Store para iPhone a partir do dia 11 de novembro, e em seguida para o sistema Android, na loja Google Play.

“Esse aplicativo será uma verdadeira conexão entre as duas telas, com conteúdo sincronizado. A sincronia é a chave. Os usuários poderão participar da transmissão de um jogo por exemplo, mandado perguntas, palpites e pitacos. Além disso, cada ação poderá ser compartilhada no Facebook e no Twitter e o internauta tem a possibilidade de participar de um bate-papo onde é possível twittar com a hashtag daquele jogo”, conta Marcelo Pacheco, diretor de marketing da ESPN.

Nos dispositivos móveis também será possível obter conteúdo exclusivo, que completa a programação esportiva da TV, como curiosidades, estatísticas e vídeos sobre o jogo e os times.

O “ESPN Sync” foi desenvolvido com base na plataforma StayTuned Companion da Mobovivo, e foi produzido com exclusivamente para a programação do canal no Brasil. Segundo Pacheco, a equipe de projetos móveis da ESPN nos EUA analisou o app e ficou encantada com a integração e as possibilidades que a ferramenta oferece. “Eles estão até pensando em utilizar a nossa tecnologia como base para a estratégia mobile para a programação norte-americana”, afirma.

Inicialmente, será possível acompanhar e interagir nos jogos de futebol transmitidos pela emissora – Champions League, Copa do Brasil, Eliminatórias da Copa do Mundo Brasil 2014, entre outros campeonatos nacionais da Europa.

Equipe e investimentos
As características no novo aplicativo, e a quantidade de funcionalidades presentes na plataforma, fizeram com que a ESPN se deparasse com a necessidade de uma equipe exclusiva para comandar as operações móveis. Com isso, o canal formou um time com mais de 30 profissionais que estarão dedicados inteiramente para a geração de conteúdo mobile.

A ESPN Brasil pretende investir ainda mais no aplicativo em um segundo momento. A ideia do canal é expandir as atuações do aplicativo para outros esportes, além do futebol. “Não podemos dizer quais serão estes esportes, mas em breve outra grande modalidade também terá a cobertura do app. Essa é a tendência investir cada vez mais”, explica Pacheco.