Notícias
ESPN lança aplicativo que integra TV às redes sociais
Canal esportivo investe em plataforma que incentiva uso da segunda tela, diz Marcelo Pacheco, diretor de marketing (foto)
ESPN lança aplicativo que integra TV às redes sociais
BuscarESPN lança aplicativo que integra TV às redes sociais
BuscarCanal esportivo investe em plataforma que incentiva uso da segunda tela, diz Marcelo Pacheco, diretor de marketing (foto)
ProXXIma
4 de novembro de 2013 - 7h14
POR ARTHUR QUEZADA
aquezada@grupomm.com.br
Como um rastilho de pólvora, o conceito de segunda tela se difundiu rapidamente no mercado brasileiro e já faz parte do cotidiano dos internautas no País. De acordo com pesquisa feita pela Ipsos, em agosto deste ano, 52% da população online brasileira assistiu TV ao mesmo tempo em que acessava a internet – sendo que 68% dos internautas interagem com o smartphone enquanto consomem a programação televisiva.
De olho neste comportando, a ESPN Brasil resolveu investir alguns milhões de dólares e formular uma estratégia inédita para a utilização de segunda tela no País. Para isso, lançará este mês um aplicativo desenvolvido especialmente para o mercado nacional, o “ESPN Sync”. A nova funcionalidade promete aliar fatores fundamentais como sincronismo com a programação do canal, conectividade com redes sociais, interatividade entre usuários e ferramentas de gameficação.
No primeiro momento, o aplicativo será lançado para programação futebolística do canal. O app já pode ser baixado gratuitamente para iPad e estará disponível na App Store para iPhone a partir do dia 11 de novembro, e em seguida para o sistema Android, na loja Google Play.
“Esse aplicativo será uma verdadeira conexão entre as duas telas, com conteúdo sincronizado. A sincronia é a chave. Os usuários poderão participar da transmissão de um jogo por exemplo, mandado perguntas, palpites e pitacos. Além disso, cada ação poderá ser compartilhada no Facebook e no Twitter e o internauta tem a possibilidade de participar de um bate-papo onde é possível twittar com a hashtag daquele jogo”, conta Marcelo Pacheco, diretor de marketing da ESPN.
Nos dispositivos móveis também será possível obter conteúdo exclusivo, que completa a programação esportiva da TV, como curiosidades, estatísticas e vídeos sobre o jogo e os times.
O “ESPN Sync” foi desenvolvido com base na plataforma StayTuned Companion da Mobovivo, e foi produzido com exclusivamente para a programação do canal no Brasil. Segundo Pacheco, a equipe de projetos móveis da ESPN nos EUA analisou o app e ficou encantada com a integração e as possibilidades que a ferramenta oferece. “Eles estão até pensando em utilizar a nossa tecnologia como base para a estratégia mobile para a programação norte-americana”, afirma.
Inicialmente, será possível acompanhar e interagir nos jogos de futebol transmitidos pela emissora – Champions League, Copa do Brasil, Eliminatórias da Copa do Mundo Brasil 2014, entre outros campeonatos nacionais da Europa.
Equipe e investimentos
As características no novo aplicativo, e a quantidade de funcionalidades presentes na plataforma, fizeram com que a ESPN se deparasse com a necessidade de uma equipe exclusiva para comandar as operações móveis. Com isso, o canal formou um time com mais de 30 profissionais que estarão dedicados inteiramente para a geração de conteúdo mobile.
A ESPN Brasil pretende investir ainda mais no aplicativo em um segundo momento. A ideia do canal é expandir as atuações do aplicativo para outros esportes, além do futebol. “Não podemos dizer quais serão estes esportes, mas em breve outra grande modalidade também terá a cobertura do app. Essa é a tendência investir cada vez mais”, explica Pacheco.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores