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Facebook está crescendo mais que o Google em display ads. E daí?

Fato é que Facebook vem melhorando sua entrega de valor percebido aos anunciantes, otimizando a visibilidade de seu portfolio de display


26 de outubro de 2015 - 8h42

Por Pyr Marcondes

Levantamento trimestral da Ignition One, IgnitionOne’s Q3 2015 Digital Marketing Report, publicado semana passada, mostra que o Facebook registra crescimento maior que o Google em display ads (cresce 40% versus queda de 19% do Google). O custo de seu CPM também sobe (33%), enquanto o do Google cai. Quem acompanha de perto essas estatísticas sabe que a tendência não é nova, vem se consolidando.

Mais que isso. Sabe também que essa briga vai continuar e que nenhum dos dois vai abrir mão de suas conquistas de share. Por enquanto, Facebook detém 16% contra 27% do Google. Muito a fazer ainda para equiparar-se ao líder.

Fato é que Facebook vem melhorando sua entrega de valor percebido aos anunciantes, otimizando a visibilidade de seu portfolio de display. A tendência do seu crescimento, tudo indica, deve, portanto, continuar.

O que cabe aqui analisar, na ótica das agências e anunciantes, é que isso é bom. Aliás, isso é ótimo. Ambos são gigantes e deverão cada qual melhorar suas entregas de parte a parte, em busca de maior participação no bolo. Oba!

Outra observação: eles não são necessariamente excludentes entre si. Um é uma plataforma de buscas. O outro uma rede social. São bichos diferentes, utilizados em momentos diversos e, algumas vezes, com objetivos estratégicos diversos. Assim, podem certamente ser considerados complementares. Oba, novamente!

O investimento em busca cresceu, esse é outro dado importante do estudo. Google obviamente lidera disparado em seu próprio campo de batalha. Os custos de CPM e CPC também cresceram, denotando eficiência percebida e paga pelos anunciantes. Google, portanto, segue escalando sobre sua própria isolada liderança em search.

Programmatic continua crescendo, embora no quarter analisado tenha registrado crescimento em ritmo menor do que vinha apresentando. Nada deve mudar significativamente aqui, no entanto. Programmatic é tendência inexorável e nos próximos meses é esperado que siga seu ritmo de expansão

 

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