Notícias
Facebook pagará US$ 20 milhões por utilizar perfis de usuários em anúncio
Rede social entra em acordo com internautas para encerrar ação judicial feita em 2011. Perfis de usuários foram utilizados sem autorização
Facebook pagará US$ 20 milhões por utilizar perfis de usuários em anúncio
BuscarFacebook pagará US$ 20 milhões por utilizar perfis de usuários em anúncio
BuscarRede social entra em acordo com internautas para encerrar ação judicial feita em 2011. Perfis de usuários foram utilizados sem autorização
27 de agosto de 2013 - 10h29
A justiça norte-americana chegou a uma decisão final, nesta segunda-feira, 26, sobre o processo movido por usuários do Facebook contra a rede social, pela a utilização não autorizada de perfis dos internautas, em anúncios de publicidade. Com isso, a empresa de Mark Zuckerberg terá que pagar US$ 20 milhões de indenização.
A história começou em 2011, quando cinco internautas processaram o Facebook, alegando que a modalidade de anúncios da rede social intitulada "Histórias Patrocinadas" informava não só aos seus amigos quando eles haviam "curtido" algum link, como utilizava seus perfis para otimizar essas marcas – sem remunera-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.
Na prática, as "Histórias Patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca..
A decisão judicial foi baseada em um acordo da rede social com os internautas. Além da indenização de US$ 20 milhões, o Facebook prometeu aos usuários mais controle sobre como seus conteúdos são compartilhados. Segundo dados do processo, o Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234 milhões pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012,
Via Reuters
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores