Notícias
Grupo Amigos do Mercado: social network para ativar mercado profissional
Grupo busca estimular mercado profissional para ativação de vagas nas empresas do setor. As redes sociais são o instrumento que já envolve 7 mil participantes.
Grupo Amigos do Mercado: social network para ativar mercado profissional
BuscarGrupo Amigos do Mercado: social network para ativar mercado profissional
BuscarGrupo busca estimular mercado profissional para ativação de vagas nas empresas do setor. As redes sociais são o instrumento que já envolve 7 mil participantes.
Pyr Marcondes
4 de julho de 2017 - 14h45
Abaixo, release divulgado pelo Grupo.
No início de 2016, os publicitários Marcos Braga, Delen Bueno e Murilo Oliveira se uniram para através de um grupo de whatsap, denominado AMIGOS DO MERCADO, reunir profissionais de mídia, veículos e marketing com interesse de trocar ideias, cases, e notícias sobre o mercado, oportunidades de emprego e negócio e a troca de contatos.
Aos poucos, não só os amigos em comum dos três idealizadores, mas os amigos dos amigos foram dando corpo ao grupo, em poucas semanas já reuniam mais de 100 pessoas. Apesar de todos reconhecerem o papel dos idealizadores, o grupo nasceu e permanece sem um “dono”.
Braga, de perfil muito conciliador, sempre cumpriu o papel de manter o grupo focado no objetivo original, gentilmente alertando a todos quando assuntos ligados a política, futebol e outras discussões cotidianas tomavam mais espaço do que o razoável, nunca ouve assuntos proibidos, mas o foco nos negócios e na publicidade sempre foi recomendado. Como no ínicio o volume de interações não era tão grande, diariamente ele postava pelo menos uma notícia e algumas vezes provocava a todos com temas polêmicos ligados ao mercado.
Murilo, especialista em mídias digitais e influenciadores, se empenhou em expandir os convites, principalmente trazendo para o mesmo espaço profissionais do mundo on e off.
Delen, reconhecido pelo grande empenho na indicação de amigos a posições empregos disponíveis e dono de um mailing invejável, em pouco tempo mostrou o quão útil poderia ser o grupo, já que boas vagas eram sempre postadas e aqueles contatos difíceis eram em minutos disponibilizados para quem pedisse.
Em pouco tempo já não era necessário o esforço para trazer pessoas pro grupo, diariamente profissionais de todos os níveis procuravam para participar, de diretores a estagiários. Resultados práticos também foram acontecendo, os mais notórios e comemorados por todos, eram as contratações que ocorriam com clara influencia do grupo, pessoas que no grupo se conheceram ou que por ali tiveram indicações ou informações de vagas, exemplo o Eduardo Pizzo, executivo de vendas que foi contratado pelo Guilherme de Lucca na Provis, ambos participantes do grupo.
Depois de um ano de interação através do meio eletrônico, nasceu a necessidade do encontro pessoal, realizado através da retomada de um happy hour mensal que o Delen já organizava há alguns anos, intitulado #publichopp, agora se repete toda última quarta-feira do mês, em locais diferentes, já foram realizados 4 encontros, com publico médio de 50 pessoas.
Em Maio/2017 o grupo alcançou o número máximo de participantes possíveis pelo Whatsap, 256 membros, mesmo de tempos em tempos convidando pessoas que não interagem a abrirem espaço a novos membros foi necessário criar uma lista de espera que ainda hoje possui dezenas nela aguardando uma vaga.
Dias antes da lotação no Whatsapp, o diretor de mídia Cristiano Cezar, sugeriu a criação do grupo no Facebook, ideia imediatamente acatada e idealizada pelo Marcos Braga e Delen Bueno, no dia seguinte a criação do novo grupo ele já reunia 300 pessoas, em uma semana mil pessoas, 4mil em menos de um mês e hoje já reúne mais de 7mil pessoas.
O caráter independente do grupo, de um espaço sem bandeira, patrocínio ou interesse financeiro deixam todos muito a vontade para “venderem o seu peixe” e motivou outras iniciativas que visam a ajuda mutua, a exemplo do Google docs que reúne organogramas de mídia, aberto a todos os amigos do mercado.
Apesar da economia insistir em não dar sinais claros de melhora, principalmente nas taxas de desemprego, mesmo o grupo sendo o local onde muitos comunicaram suas demissões ou pedindo suas participações para tentar solucionar este problema, Eric Vernillo acaba de ser contratado na DM9 com a ajuda do grupo e Danilo Ferro está na reta final da escolha de um novo profissional para sua agência, em breve optará entre três candidatos que encontrou no AMIGOS DO MERCADO.
Marcos Braga, executivo de negócios Sr na HBO Latin América, 9 9126-5141
Delen Bueno, executivo de negócios Sr na HBO Latin América, 9 9428-5379
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores