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Sylvio de Barros: ele tem a fórmula para empreender no mundo digital
Fundador do Webmotors e do CEO do iCarros, empreendedor mostra que, na dose certa, paixão e plano de negócios podem ser fundamentais para o sucesso
Sylvio de Barros: ele tem a fórmula para empreender no mundo digital
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11 de fevereiro de 2014 - 8h35
POR FERNANDA BOTTONI
Ele é apaixonado por carros, fundou os dois maiores sites de compra e venda de veículos do Brasil — Webmotors e iCarros —, é bicampeão da Porsche Challenge, já quebrou alguns ossos participando do Rally Dakar e do Rally dos Sertões, mas, no dia a dia, prefere mesmo é andar a pé pelo bairro paulistano do Itaim Bibi, onde mora e trabalha a maior parte do tempo.
Com 46 anos, o paulistano Sylvio de Barros demonstra uma aparência simpática e bem-humorada de falar de seus feitos e explicar como concilia tantas atividades em dias que parecem ter bem mais de 24 horas.
Formado em Administração de Empresas, ele começou a carreira — adivinhem só — no mercado automobilístico, como estagiário da General Motors, em 1989. Anos depois, quando foi trabalhar com rede de concessionárias, teve o insight de criar o Webmotors, que nasceu com jeitão de catálogo interativo, como ele mesmo define. “No começo era um hobby, eu nem sabia como ganhar dinheiro com isso”, lembra.
Com a euforia da internet, no final dos anos 1990, ele conseguiu sócios, investidores e até um comprador, o então Banco Real, que adquiriu o site em 2002. Depois da venda, Sylvio desempenhou por dois anos a função de executivo da empresa até que tirou um ano sabático para se dedicar a esportes de aventura. “Mas eu me machucava muito”, diz ele, rindo. “Até gosto de quebrar alguns ossos de vez em quando, mas achei melhor voltar a trabalhar.”
A volta de Barros ao empreendedorismo foi em 2006, quando passou a investir em dois ex-estagiários — que hoje são seus sócios — no portal Minha Vida, que recentemente recebeu aporte da Intel Capital. Depois, também com dois sócios, fundou o iCarros, concorrente do primeiro filho digital, que, em 2008, foi parcialmente adquirido pelo Itaú. “Hoje, com um Itaú de vantagens, somos 20% maiores que o Webmotors”, comemora, cheio de orgulho.
O segredo para empreender na internet, para ele, não existe. “A internet não é diferente de outros ambientes”, afirma. “Qualquer segmento que não esteja representado e tenha um volume em potencial de consumidores é uma oportunidade”, resume.
Parece brincadeira, mas ele ainda arruma tempo para meditar, fazer pilates, passear com os cachorros no parque, brincar com os filhos e viajar. Só neste ano, já foram duas grandes viagens: uma para o Havaí e outra para a Europa.
Não dá a impressão de que seu dia tem pelo menos umas 30 horas? Pois é, mas ele garante que não. Como consegue tudo isso? Simples e direto: “Eu não vejo televisão”.
Brincadeiras à parte, Barros confessa que sua fórmula para fazer o tempo render é cercar-se de pessoas de confiança e saber delegar. “Tenho sócios competentes e mais jovens que conquistaram relevância no negócio”, assegura. “Meu grupo está junto há 17 anos, é um bom tempo para a gente se conhecer.”
Claro que nem tudo são flores. Ele confessa, por exemplo, que precisa estar sempre plugado. “Já abandonei aquele e-mail de aviso de férias, estou sempre disponível.” Viciado em tecnologia ele garante que não é, mas confessa que não desgruda do celular para ler emails e notícias – nem durante as reuniões (principalmente as mais chatas). “O Flipboard é sensacional para isso”, ressalta. “Se você não for interessante, sempre haverá uma tela disputando a atenção do seu interlocutor.”
E o mobile, aliás, é para ele a grande promessa. “A gente vai ter um universo de gente no mobile gigantesco com a popularização dos aparelhos”, revela. “Eu acho que é a grande oportunidade, muita gente vai conhecer o iCarros pelo mobile”, complementa, entusiasmado. E confessa, sem constrangimento: “Continuo com o pique de achar que tudo está só começando desde 1999.” E, se é só o começo, imaginem o que está por vir.
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