Assinar

Itaú Unibanco cria plataforma para combater fake news

Buscar

Itaú Unibanco cria plataforma para combater fake news

Buscar
Publicidade
Marketing

Itaú Unibanco cria plataforma para combater fake news

Iniciativa #ÉFake pode ser acessada no site da instituição e visa combater notícias falsas sobre o banco e sistema financeiro como um todo


4 de dezembro de 2023 - 15h17

O Itaú Unibanco apresenta uma iniciativa para combater notícias falsas sobre o banco e o setor financeiro como um todo. A plataforma #ÉFake monitora, rastreia e identifica fake news relacionadas à marca em diversos espaços, como sites, blogs, redes sociais e até mesmo grupos de mensagem.

fake news

(Crédito: Fake_News_Shutterstock)

O banco viabilizou o projeto por meio de parceria com o Q-Insider, plataforma da Quaest que faz a coleta e mineração de dados. Ao mesmo tempo, o time de Comunicação Corporativa da instituição é responsável pela curadoria e gestão da plataforma.

A plataforma pode ser acessada por meio do site do Itaú e oferece também um canal de mensagens instantâneas e via e-mail. O objetivo é viabilizar uma comunicação ágil dos clientes e usuários com as áreas comerciais e de atendimento ao cliente do banco. Contudo, é importante ressaltar que o grande público é o alvo da iniciativa. Ela está disponível a funcionários do Itaú Unibanco, investidores, jornalistas, entre outros.

Os perigos das fake news

Em nota, a superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco aponta que as fake news representam uma crescente ameaça tanto para a sociedade quanto para as empresas. Marcas renomadas são utilizadas para pulverizar mentiras e medo, segundo ela.

A executiva ressalta que “a integridade de marcas como a do Itaú depende da habilidade das empresas de promoverem uma comunicação ética, transparente e precisa”. Assim, a #ÉFake nasceu com o intuito de apoiar o banco nessa missão.

Um estudo realizado pelo Poynter Institute ao lado do Google mostra que 44% dos internautas brasileiros têm acesso diário a notícias falsas. Além disso, 65% dos brasileiros demonstram preocupação em relação ao impacto das notícias falsas em suas próprias vidas e nas de suas famílias.

Neste sentido, o Q-Insider também classifica e desmascara as notícias falsas que podem levar milhares de brasileiros a perder dinheiro por decisões equivocadas, conforme diz Felipe Nunes, sócio fundador da Quaest, em comunicado à imprensa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival

  • NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil