Acusações de racismo afastam William Waack da Globo
Vídeo de bastidores da cobertura das eleições americanas, no ano passado, circulou na internet e levou a emissora a tomar a decisão até ter mais esclarecimentos
Atualizado às 8h36
O apresentador do Jornal da Globo, William Waack, está temporariamente afastado do Jornal da Globo. A decisão foi confirmada pela emissora na noite desta quarta-feira, 8. O principal motivo, esclarecido pela própria Globo, é a circulação de um vídeo de bastidores da cobertura das eleições americanas, no ano passado, em que Waack faz um comentário de cunho racista.
Em nota, a Globo afirma que é contra posturas racistas em todas as suas formas e manifestações. “Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida”.
A emissora também destacou a posição de Waack que afirmou não se lembrar do que disse. “Apesar disso, ele pede sinceras desculpas aos que se sentirem ultrajados pela situação”. A nota complementa que “William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos”.
Waack apresenta o Jornal da Globo desde 2005. Desde 2015, após a saída de Christiane Pelajo, tornou-se o único âncora. Sua substituta durante o período será a jornalista Renata Lo Prete, da Globo News. Durante a abertura do Jornal da Globo desta quarta-feira, 8, a apresentadora Renata Lo Prete anunciou os motivos do afastamento de William Waack.