Assinar

Em jogo, o futuro da centenária Opel

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Em jogo, o futuro da centenária Opel

GM vende a empresa europeia por 2,2 bilhões de euros para a dona da Peugeot; o negócio cria a vice-líder de mercado na Europa, atrás apenas da Volks


6 de março de 2017 - 7h23

 

opel

A Opel foi criada em 1863 na Alemanha

O grupo francês PSA, dono da Peugeot e Citroën, confirmou, nesta segunda-feira, 6, a compra da Opel da General Motors por 2,2 bilhões de euros.  Com o negócio, a PSA aumenta sua participação na Europa de 10% para 16% e deve superar sua concorrente francesa, Renault, passando a ocupar a vice-liderança do mercado europeu. A Volkswagen segue líder de mercado com 24% de participação. O negócio também inclui a marca inglesa Vauxhall.

 

DSC_1267

Direção das duas empresas reunida para anunciar o negócio

De acordo com a Bloomberg, a Opel comercializa cerca de 1 milhão de automóveis por ano na Europa. Com a venda da operação, a GM pode reduzir em até 10% seu volume total de vendas. No entanto, a margem de lucro da empresa deve melhorar já que a Opel operava com prejuízo desde 1999 e apresentava perdas de até US$ 1 bilhão anuais.

No início de fevereiro, as duas empresas já confirmaram que avaliavam o negócio. A Opel foi criada em 1863 na Alemanha e é responsável pelo design de modelos como Vectra, Astra, Omega, Corsa, Zafira e outros. Muitos deles vendidos no Brasil sob a marca GM. Em seu início, produziu e comercializou bicicletas. O primeiro automóvel da empresa foi lançado em 1902 e, apenas em 1906, a Opel inaugurou uma fábrica em Berlim.

No ano de 1914, a Opel chegou a ser a maior produtora de automóveis da Alemanha. Em 1929, a General Motors comprou 80% das ações da empresa e, dois anos depois, tornou-se proprietária integral da empresa. Em 1932, a Opel atingiu a liderança do mercado automotivo europeu.

Em setembro de 2009, em função dos problemas financeiros da GM agravados pela crise econômica nos Estados Unidos, a canadense Magna teve a aprovação para comprar 55% da participação da Opel, deixando a GM com 35% e tendo o total de ações distribuídos a investidores, porém, a Magna não conseguiu em tempo um empréstimo na União Europeia e o negócio não foi adiante.

Alguns dos modelos mais famosos da Opel:

astra

Astra

corsa opel

Corsa

kadet opel

Kadet

meriva opel

Meriva

monza opel

Monza

omega opel

Omega

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário