Fiat cria produtora ambulante para divulgar Toro
Em projeto da LBTM, curtas metragens foram produzidos dentro do carro para destacar o espaço do veículo
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Meio & Mensagem
24 de julho de 2017 - 10h12
A Fiat e a O2 Filmes se uniram para criar a Toro Filmes, que faz parte da campanha de divulgação do modelo Toro 2018. A marca levou os cineastas brasileiros Quico Meirelles e Paulinho Caruso, e o argentino Sebastián Borensztein, para produzir curtas metragens dentro do carro.
A idealização do projeto é da Leo Burnett Tailor Made e o objetivo é mostrar que o modelo é capaz de comportar uma equipe inteira e de enfrentar diferentes obstáculos.
No total, são três curtas metragens com produção executiva de Fernando Meirelles: na sede móvel, os diretores produziram os filmes “Espresso”, “Star Goat – Os ruminantes das galáxias” e “La Venganza de Mamá Drone”. O filme “Toro Filmes” estreou esta semana e marca o início da campanha na internet. Já os curtas poderão ser vistos na íntegra na página da Toro Filmes e nos canais da Fiat, com exibição Brasil e na Argentina.
A marca tinha o objetivo de ampliar o posicionamento do modelo Toro, integrando o carro em novos contextos de utilização. “Não interferimos em nada, queríamos que fosse um processo criativo livre e autoral dos diretores”, conta João Batista Ciaco, Head de Brand Marketing Communication do grupo FCA.
“É importante entender que a publicidade tem que tangenciar o entretenimento, e principalmente, tem que ser interessante e não necessariamente ter uma linguagem para TV ou para cinema. Por isso que o Branded Content, o Infotainment e o Branded Entertainment, funcionam muito bem, mas o ideal é alinhar os formatos com o objetivo da marca ativando a comunicação através do entretenimento”, acrescenta.
Para Tomas Correa, diretor de criação da Leo Burnett Tailor Mader, explica que a agência teve que arquitetar conteúdos com linguagens completamente diferentes de forma integrada: três curta metragens autorais, comerciais de TV e um filme documental, além dos bastidores para redes sociais. Para ele, trabalhar conteúdos de maneira totalmente integrada à publicidade impõe desafios às marcas e agências.
“As agências têm que desenvolver a capacidade de mediar dois universos com ritmos muito distintos: o de projetos que atendam as necessidades urgentes do cliente ao mesmo tempo que constroem valor de marca no longo prazo, opina.
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