Novo índice corporativo mede transparência nas empresas
O Índice de Transparência Ativa foi desenvolvido pelo Observatório de Comunicação Institucional (OCI) e leva em consideração uma série de atributos
Novo índice corporativo mede transparência nas empresas
BuscarNovo índice corporativo mede transparência nas empresas
BuscarO Índice de Transparência Ativa foi desenvolvido pelo Observatório de Comunicação Institucional (OCI) e leva em consideração uma série de atributos
A crise de credibilidade de instituições, veículos e marcas é tema recorrente entre consumidores e membros do mercado. Em um contexto de busca constante por transparência, uma ferramenta inteligente que afere a transparência foi apresentada nesta quarta-feira, dia 23, durante o primeiro dia do 20º Congresso Mega Brasil, evento que acontece anualmente em São Paulo. O Índice de Transparência Ativa foi desenvolvido pelo Observatório de Comunicação Institucional (OCI) e é lançado com a proposta de mensurar o nível de transparência percebido em uma organização.
A ferramenta mostra com números as consequências de decisões operacionais no nível de diálogo das organizações com a sociedade. O índice se propõe a complementar as demonstrações financeiras e relatórios de administração, e a verificação é feita por um núcleo intitulado Auditoria Funcional da Comunicação. Ao todo, são avaliados 210 quesitos operacionais, que englobam a imagem de marca, o relacionamento com as comunidades do entorno, a política de patrocínios ou participação em eventos, o gerenciamento de crises de imagem pública e até procedimentos de compliance, entre outros atributos.
Os quesitos avaliados pelo auditor são processados por um aplicativo que calcula um ‘score’ total para cada instância – de zero a 100 pontos. O algoritmo faz o cálculo do status das cinco instâncias, resultando em um ‘score’ geral. Se o ‘score’ geral estiver entre 90 e 100 pontos, a organização é considerada “transparente” e certificada pelo Observatório da Comunicação Institucional (OCI). Se o valor aferido for abaixo de 90 pontos, a organização receberá um relatório para melhorias em cada uma das instâncias examinadas.
“Analisamos profundamente cinco grandes grupos de demandas comuns a toda organização, a partir de um trabalho de escuta direta de colaboradores, observação no chão-da-fábrica, nos pontos-de-venda e até junto à opinião pública – uma vez que alguns quesitos são alvo de pesquisa de opinião. Com isso, é possível uma visão ampla e transdisciplinar dos negócios em cinco instâncias: reconhecimento social, relacionamento com stakeholders, relevância no segmento de mercado, gestão de reputação e resiliência administrativa”, explicou o pesquisador Manoel Marcondes Machado Neto, cofundador do OCI, em comunicado.
Fruto de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de sistemas iniciado em 2013 pelo OCI, a Auditoria Funcional da Comunicação já está disponível para aplicação, e pode ser contratada por meio dos parceiros Mediterrânea Propaganda e Conceito Comunicação Integrada. O conceito, no entanto, não substitui nem se coloca acima dos parâmetros legais sobre o tema, como a Lei de Acesso à informação e regulamentações do mercado acionário e financeiro.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário