Assinar

Perda de clientes do Santander e o risco das fake news

Buscar

Perda de clientes do Santander e o risco das fake news

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Perda de clientes do Santander e o risco das fake news

Monitor da USP chamou a atenção para notícia que apontou uma queda de 20 mil clientes na carteira do banco após cancelamento de exposição em Porto Alegre


18 de setembro de 2017 - 7h18

No fim da semana passada, uma notícia publicada em vários sites e, inclusive em veículos tradicionais, apontava que o banco Santander teria perdido 20 mil clientes em dois dias. Consequência do cancelamento da exposição cultural “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que era realizada em Porto Alegre (RS).

Diante da repercussão, o Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto da Universidade de São Paulo (USP) que verifica informações publicadas e compartilhadas nas redes sociais, chamou a atenção para o grau de compartilhamento da notícia. Após o alerta, a Agência Lupa, especializada em fact-checking, foi checar a veracidade da informação.

Cruzando os dados do Banco Central, a agência identificou que o número de correntistas do banco está em alta desde o último bimestre de 2016. Ao questionar o banco sobre a perda, a informação é de que os dados do trimestre ainda não foram fechados, logo, não há número oficial sobre a quantidade de clientes.

A agência chegou à conclusão de que o número 20 mil se aproxima do total de avaliações negativas que a página do Santander Cultural recebeu no Facebook até a segunda-feira passada, 11. Na sexta-feira, 15, o total de avaliações negativas era de 37 mil. Muitos dos sites que repercutiram a notícia chegaram a publicar os prints das páginas.

O mesmo grupo da USP monitorou na web 500 páginas de conteúdo distorcido ou falso em junho reunindo um total de 12 milhões de pessoas compartilhando as chamadas fake news.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário