Produtora brasileira investe em spatial audio
Técnica de pós-produção sonora amplia experiência de vídeos em realidade virtual
Produtora brasileira investe em spatial audio
BuscarProdutora brasileira investe em spatial audio
BuscarTécnica de pós-produção sonora amplia experiência de vídeos em realidade virtual
Guilherme Fernandes
3 de outubro de 2016 - 18h13
De olho no crescente uso da realidade virtual, a produtora de áudio Tesis começou a trabalhar com spatial audio nos últimos meses. Trata-se de uma forma diferente de pós-produção do som, que se combina a vídeos em realidade virtual para fazer com que o usuário perceba as mudanças sonoras enquanto explora o ambiente, como se fosse um “áudio em 3D”.
“Se a pessoa se aproxima de um objeto que emite som, vai ouvi-lo com mais intensidade, em meio aos outros ruídos do ambiente, como na vida real”, explica Henrique Racz, produtor da Tesis. Além de plug-ins específicos, o processo envolve o uso de metadata para sincronizar o áudio com o vídeo. No vídeo abaixo, a Tesis demonstra a técnica numa gravação com a banda Vitrola Sintética, indicada ao Grammy Latino deste ano:
A empresa acredita que a tecnologia, já utilizada em games, também pode ser aproveitada na publicidade e no cinema. O YouTube suporta vídeos com spatial audio desde abril, e o Facebook caminha nesse sentido, já que adquiriu em maio deste ano a produtora Two Big Ears, especializada na técnica.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário