Inovação como solução para o cotidiano
O que todas as siglas e conceitos – AI, ESG, Web3, Blockchain, Crypto, NFTs, Defis, Daos, economia criativa e tokens – podem fazer pelas pessoas?
O que todas as siglas e conceitos – AI, ESG, Web3, Blockchain, Crypto, NFTs, Defis, Daos, economia criativa e tokens – podem fazer pelas pessoas?
4 de novembro de 2022 - 6h15
Cresci em uma cidade em que como tantas outras no Brasil era completamente desassistida de políticas, referências, inovações. Não à toa, é apelidada por meus conterrâneos de “Velho Oeste”. Daí minha sede por elas.
Desde 2012 invisto em eventos como o Web Summit não com o intuito de entender o que são cada um desses macro temas que vemos se repetindo em todos os reports de pesquisa e inovação e, sim, como eles vão nos ajudar a solucionar os desafios que temos para o futuro.
Jean-Marc Ollagnier, CEO europeu da Accenture: “O Web Summit é a oportunidade que temos de pensar o futuro juntos. Deixar de lado a sua visão individual da inovação e entender o impacto no coletivo. São mais de 70 mil formadores de opinião sedentos de novidades para espalhar e aprimorar pelo mundo a fora.”
Ao fim desses dois dias de evento minha cabeça fervilha de perguntas:
Por que já sabemos fazer água a partir de ar e energia solar, mas um tradicional CEO ou Chairman showman de um grande grupo de comunicação não consegue respeitar uma mulher que desafia sua inteligência?
Por que já conseguimos produzir roteadores de internet descentralizados, mas não vemos pessoas com deficiência sendo contemplada em espaços de inovação e liderança?
Por que criamos assustadores produtos de inteligência artificial para ler, prever e julgar comportamentos humanos, mas temos nenhum destaque a projetos de inclusão racial?
Por que estamos criando uma internet (web3) e um novo sistema financeiro que usa a lógica do usuário, mais claro, transparente, autoral e descentralizado, mas projetos para população LGBTQIA+ não têm espaço?
Por que já temos ferramentas para eliminar o CO2 do ar e colocá-lo no solo, mas ainda é preciso ressaltar a falta da presença de mulheres em espaços de liderança?
Com o copo cheio de referências e o sono completamente abalado pelo FOMO (Fear Of Missing Out), o que eu quero refletir é como podemos transformar tecnologia em solução para a pessoas e sobre isso Mykhailo Fedorov, o jovem Ministro de Transformação Digital da Ucrânia, deu aula! Em uma apresentação clara, direta e igualmente emocionante, mostrou que a Ucrânia se armou de tecnologia para voltar a dar dignidade ao seu povo e convidou o mundo a usá-lo como moeda para um processo de reconstrução estrutural do país.
Compartilhe
Veja também
A hora e a vez do propósito
Me chamou bastante atenção o quanto os investidores têm focado em pautas e agendas ESG de modo geral
Vale a pena ir para Portugal?
Meu Pós-Web Summit foi recheado de visitas e encontros importantíssimos para alavancar a ideia de sairmos do PowerPoint e partirmos para a prática.