Women to Watch

Painel sobre ciência da empatia é destaque no Women to Watch

No evento, apresentadora Tati Machado conversa com a neurocientista Carla Tieppo sobre como a ocitocina pode impulsionar empresas 

i 11 de agosto de 2025 - 9h10

 

(Crédito: Divulgação)

Em painel do evento de homenagem deste ano, apresentadora da Globo Tati Machado conversa com neurocientista Carla Tieppo sobre ocitocina e empatia no mundo corporativo (Crédito: Divulgação)

No dia 20 de agosto, o Hotel Unique, em São Paulo, recebe a cerimônia anual de homenagem do Women to Watch, iniciativa do Meio & Mensagem que este ano reconhece sete mulheres que têm transformado o mercado de comunicação, marketing e mídia no Brasil. 

Além dos discursos das homenageadas, o público também poderá assistir ao painel “Relações humanizadas e ocitocina: o que está por trás da empatia”. Em conversa inspiradora, a apresentadora da Globo Tati Machado fala com a neurocientista Carla Tieppo, que vai revelar como a ciência pode explicar e impulsionar relações mais empáticas e inclusivas no mundo corporativo e na sociedade. 

A discussão parte do papel da ocitocina, conhecida como “hormônio da empatia”, na cognição social e no senso de pertencimento. Carla Tieppo vai mostrar como esse neurotransmissor está diretamente ligado à construção de vínculos genuínos, ao trabalho colaborativo e até à capacidade de criar ambientes mais criativos e saudáveis, e como estimulá-lo na prática. 

“Nossa ideia para este ano é promover uma conversa leve e consistente, com aprendizados e aplicações práticas, para um momento de celebração da indústria da comunicação e, ao mesmo tempo, de compromisso e reflexão”, diz Regina Augusto, diretora executiva do Cenp e curadora da plataforma Women to Watch. 

O painel também vai abordar como hierarquias, organização social e mecanismos de sobrevivência influenciam a forma como nos relacionamos, e por que a inclusão de pessoas sub-representadas é não só uma questão ética, mas também uma vantagem cognitiva. 

“Depois do debate, cada homenageada será celebrada no palco, reforçando o propósito central do Women to Watch de dar visibilidade a trajetórias femininas inspiradoras e abrir espaço para discussões que transformem a cultura corporativa”, diz Maria Laura, presidente da plataforma Women to Watch e CEO da Nico.ag. 

A cerimônia de celebração das homenageadas, que terá a presença de seus convidados e demais profissionais da indústria, acontecerá no dia 20 de agosto às 12h no Hotel Unique, em São Paulo. O acesso aos convites pode ser feito na página do evento.