Morre Luiz Sales, aos 83 anos

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Morre Luiz Sales, aos 83 anos

Publicitário era sócio da consultoria SPGA e durante sua carreira comandou a agência Salles e foi o primeiro presidente da Fenapro


22 de setembro de 2017 - 14h21

Faleceu nesta sexta-feira, 22, em São Paulo, aos 83 anos, o publicitário Luiz Sales. Desde o ano 2000, ele era sócio da consultoria SPGA, que fundou ao lado dos também publicitários Alex Periscinoto e Sérgio Guerreiro e do jornalista Walter Fontoura (falecido em julho, aos 80 anos). Desde então, a SPGA se destacou no ramo de seleção de agências, além de prestar serviços de counseling a presidentes de empresas como Vale, Santos Brasil, Votorantim, Basf e Bradesco, entre outras.

Luiz Sales se formou em engenharia agronômica, mas desde jovem se interessou pela publicidade. Ao lado do irmão Mauro Salles, fundou em 1966 a Mauro Salles Publicidade, que incorporou a Inter-Americana em 1968, passando a se chamar Salles/Inter-Americana. Luiz Sales presidiu a agência por mais de duas décadas, quando era uma das maiores do País.

Ele foi um dos principais articuladores da formação da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), sendo o primeiro presidente da entidade, de 1982 a 1985. “Sales foi responsável direto pela ideia da criação da Fenapro, numa época onde só São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuíam representatividade sindical. Para dar vida a Fenapro, Sales teve que criar uma dimensão nacional, plantando a semente dos futuros Sinapros em diversos estados, já que a legislação exigia no mínimo cinco sindicatos estaduais para a criação de uma federação nacional. Para isso, Sales deu início a um trabalho de catequese, viajando o Brasil para incentivar a formação dos sindicatos, ajudando a criar o de Minas Gerais e o de Brasília. Por isso, foi eleito o primeiro presidente da Fenapro no ano de sua criação, em 1982, exercendo a presidência neste primeiro ano ainda como presidente do Sinapro-SP, já que as ações da Fenapro iniciaram nas dependências do Sinapro, o qual presidiu entre 1974 e 1983”, relembra nota de pesar da Fenapro.

Durante sua carreira, foi também vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), vice-presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, consultor da Febraban e do Bradesco, membro do Conselho Cultural da BR-Petrobrás e do Conselho do Pão de Açúcar, além de vice-presidente do Conselho da Fundação Bienal. Também atuou como diretor na TV Manchete.

No ano 2000, a família Salles concluiu a venda de 100% da agência para a DMB&B, do grupo multinacional BCom3, que em 2002 foi comprado pelo Publicis Groupe. Como consequência, no Brasil a Salles se fundiu com a Publicis Norton, dando origem ao que é hoje a Publicis Brasil.

Habilidoso em lidar com crises, Luiz Sales fundou, em 1995, a consultoria LMS para assessorar empresas e oferecer aconselhamento a lideranças envolvidas em decisões corporativas complexas, em projetos confidenciais ou em processos de mudança. A experiência o levou a se juntar com os demais sócios da SPGA no ano 2000 para lançar a consultoria à qual se dedicou até recentemente.

O velório de Luiz Sales será realizado nesta sexta-feira, 22, no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo. No sábado, 23, às 10hs, haverá missa seguida do sepultamento, no mesmo local. Luiz Sales deixa a esposa Maria Rosa, quatro filhos e 12 netos.

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