Trilhas de marcas em destaque na Copa

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Trilhas de marcas em destaque na Copa

Canções de Coca-Cola e Itaú provocaram mais emoção do que a música oficial da Copa do Mundo


27 de junho de 2014 - 9h30

Período fértil para as criações em torno de temas como futebol, emoção e união da torcida, a Copa do Mundo segue rendendo boas canções e jingles a cada quatro anos. Entretanto na disputa pela lembrança dos brasileiros, as músicas nacionais fizeram mais sucesso do que a oficial da do evento esportivo, We are One (Ole Ola), composta pelo músico norte-americano, Pitbull.

Um levantamento realizado pela webSensus, empresa de pesquisa digital do Omnicom Group, entre os dias 9 e 16 de junho, mostrou que os jingles da Coca-Cola e Itaú conquistaram a emoção dos torcedores brasileiros. A pesquisa avaliou mais de sete mil comentários postados na internet especificamente sobre as duas marcas. Mais de 11% deles ligaram ambas as empresas ao campeonato mundial de futebol.

O estudo aponta que 88% dos comentários sobre Coca-Cola e Itaú mostravam aprovação dos consumidores para as canções criadas para a Copa. Deste total, 69% estavam relacionados à campanha Todo Mundo, da Coca-Cola, interpretada por Gaby Amarantos, e 31% eram menções positivas à música Mostra tua força, Brasil, na voz de Fernada Takai e Paulo Miklos. O pico dos comentários aconteceu no dia 12 de junho, na abertura da Copa.

A trilha do Itaú foi composta por Jairzinho com produção da S de Samba. O briefing de Itaú, que é apoiador nacional da Copa, solicitava uma música que exacerbasse o lado emocional da torcida. Para Jairzinho, o mais interessante é quando o público não identifica imediatamente que se trata de uma composição para uma marca, mesmo que seja um jingle. No YouTube, o clipe do Itaú já soma mais de 16 milhões de visualizações, além de ter versões estendidas para as rádios.

Já a música de Coca-Cola foi produzida pela Kappa­Makki, e a música, por Mário Caldato e Mix Master Mike (DJ dos Beastie Boys). No Brasil, a canção é interpretada pela cantora Gaby Amarantos e pelo Monobloco. A música foi apresentada oficialmente em setembro de 2013 no lançamento do Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa pela Coca-Cola, que percorreu 90 países, e rodou o planeta captando vozes, estilos e ritmos de diferentes povos. No Brasil a música também ganhou versões regionais em ritmo funk, sertanejo, tech­nobrega, forró, pista e uma versão de cordas e metais. 

Veja os três filmes: 

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