Segundo os gringos, uma Copa inesquecível

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Comunicação

Segundo os gringos, uma Copa inesquecível

Veja vídeos de campanhas internacionais que reforçaram o clima positivo do Mundial


22 de julho de 2014 - 4h11

Os brasileiros não precisam ficar tão aborrecidos com os sete gols sofridos na derrota para a Alemanha. A tragédia do Mineirão foi apenas um episódio de uma Copa do Mundo que encantou o público estrangeiro. Não só turistas, mas também os profissionais de mídia e do mercado de comunicação tiveram a mesma impressão: o Mundial do Brasil será inesquecível.

“Até produzimos reportagens sobre como o mercado parou para assistir aos jogos dos EUA — ao contrário do Brasil, aqui não tem feriado e esse nível de interesse é novo para nós”, diz Laurel Wentz, editora internacional e multicultural do Ad Age. O Meio & Mensagem solicitou a colegas de veículos do trade mundo afora para expressarem suas opiniões sobre a Copa e como o evento reverberou no mercado. Os Estados Unidos viveram um momento particular, chamado World Cup Fever, cuja paixão impressionou fãs de futebol em países de maior tradição no esporte. “Nós vimos de verdade o melhor da hospitalidade brasileira, de seu entusiasmo, sua alegria e seu amor por futebol. Mesmo após a trágica derrota, o Brasil continuou sendo um ótimo anfitrião”, acrescenta Laurel.

Na Alemanha, que fez uma campanha excepcional até o título, não poderia ter sido diferente. “A Copa do Mundo quebrou todos os recordes”, conta Leif Pellikan, editor de digital e esportes na revista W&V. “A final e a semi marcaram novos índices históricos em termos de audiência de TV”, diz. No portal da Deutsche Welle, a correspondente Astrid Prange escreveu que “a Copa do Mundo proporcionou aos fãs do futebol a oportunidade de conhecer o maior país da América Latina para além dos clichês do samba, do sol e do Carnaval. O Brasil mostrou a sua cara.”

“A comunicação da maioria das marcas apelou a tons mais emotivos ou de maior empatia para se aproximar do consumidor que deposita no futebol sua esperança”, afirma Mariano Ponticelli, chefe de redação da publicação argentina Dossier. “As marcas, salvo algumas exceções, recorreram à emoção mais que à histórica rivalidade com Brasil”.

Veja a seguir uma seleção de campanhas marcantes em seus respectivos mercados segundo os profissionais procurados por Meio & Mensagem. A primeira é uma ação de guerrilha da Ogilvy & Mather para a Media Markt, na Alemanha:

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Outra peça da campanha #Schlandisiert, da Media Markt:

Campanha da Volkswagen alemã com Thomas Müller, Neymar e Pelé:

Filme do canal argentino TyC Sports:

Campanha da Coca-Cola na Argentina, “La Copa de Todos”:

Filme da petrolífera argentina YPF:

Parte da campanha “Arrisque Tudo”, da Nike, destacada pelo Ad Age:

Filme “Sinais”, da Wieden & Kennedy São Paulo para a Coca-Cola:

Campanha do banco colombiano Davivienda:

Leia a íntegra desta matéria na edição 1619, de 21 de julho, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.

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