BFerraz aposta em projetos de baixo custo

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Comunicação

BFerraz aposta em projetos de baixo custo

Com recuperação prevista somente para 2017, setor de eventos demanda soluções criativas e baratas


17 de julho de 2015 - 8h03

O setor de eventos também vem sofrendo com os desafios econômicos. Dados de entidades como IEVC, Alagev, Abracorp e GBTA mostram a melhora do cenário apenas em 2017. O mercado brasileiro sofre com queda nas contratações e na demanda. Neste contexto, as agências da área vêm buscando alternativas para conseguir lidar com o mau momento. A BFerraz está apostando em dois segmentos principais. O primeiro é o de projetos de baixo orçamento e o segundo, o de ações que buscam aumento de receitas. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Bazinho Ferraz, presidente da BFerraz, explica sua estratégia para conter o mau momento do mercado.

Meio & Mensagem – Sabemos dos desafios econômicos deste ano, eles chegaram até o mercado de eventos?
Bazinho Ferraz –
Sim, chegaram, como em todos setores da economia e para estar pronta para esta crise, no ano passado, a BFerraz lançou o núcleo de negócios “B Basic”, focado em realizar projetos de baixo orçamento pautados em soluções criativas para os clientes que buscam simples execução, como treinamentos pequenas convenções. Ao mesmo tempo com a crise, surgem outras demandas voltadas a vendas e promoções que buscam aumentar receitas para 2015. Por exemplo, desenvolvemos a campanha #Vodcalize, primeira promoção da Pernod Ricard que reuniu as principais marcas de vodcas da empresa no país com ações que criavam oportunidades de compra tanto para o PDV quanto para os consumidores finais.

M&M – Como está sendo o primeiro semestre para a BFerraz?
Ferraz –
Apesar de ter sido um período desafiador, ele foi marcado pela conquista de projetos importantes, justamente naquela linha que eu falava anteriormente. Ganhamos a concorrência de ativação do patrocínio de Sky para Rock In Rio, clientes como Stella Artois, Fusion e a conta de projetos especiais de Trident.

M&M – Alguns projetos da agência estão focados no âmbito regional, quais os desafios logísticos e estruturais?
Ferraz –
Existe o desafio de desenvolver fornecedores locais e contar com equipes especializadas. Nos esforçamos para criar essa estrutura. Dois bons exemplos aconteceream recentemente: na promoção #VegasIsOn para Skol percorremos noves estados e 40 cidades em 15 mil blitz para encontrar os 30 ganhadores. Foram mais de mil pessoas envolvidas na produção. Ao mesmo tempo desenvolvemos diversas ações de São João para Skol inspiradas em grandes festivais de música, como espaços exclusivos dentro das principais comemorações em Campina Grande, na Paraíba, Caruaru, em Pernambuco, e Santo Antônio de Jesus, na Bahia.

M&M – Como a percepção das marcas em relação a eventos estão evoluindo e de que maneira isso influencia o trabalho da agência?
Ferraz –
As nossas entregas não cabem em rótulos ou em caixas como evento, promoção, TV, digital ou Press. Entendemos que todos são meios. Elas podem se traduzir em qualquer um dos meios. Cada vez mais as marcas buscam nos eventos uma plataforma de conteúdo, para criar campanhas que se desdobram no pré, durante e pós-evento, que podem ser distribuídos para qualquer meio, seja em um lançamento de produto como #CineNasAlturas para Samsung ou em eventos de entretenimento, como de Fusion #FeelLikeaDJ e de Skol no Tomorrowland com #BeatsOfTomorrow, ou em projetos proprietários como #NoMorroNaBoa .

M&M – O que vem motivando o aumento da área de conteúdo da agência?
Ferraz –
Estamos vivendo um momento de mudanças de revisão de práticas e de costumes. No passada o que prevaleciam eram as plataformas, hoje estamos na era do conteúdo. O que mudou foi a ótica de como fazer e meios de como distribuir. Temos uma área de criação e produção de conteúdo com visão em como criar e disseminar o conteúdo gerado pelas marcas e oportunidades de levá-las para os meios.

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