Comunicação
Cidade Criativa: a nova cara de São Paulo
Campanha da SP Turis aposta no lado cultural e criativo da cidade para atrair 14 milhões de turistas até 2014
Campanha da SP Turis aposta no lado cultural e criativo da cidade para atrair 14 milhões de turistas até 2014
Guilherme Miranda
14 de julho de 2011 - 12h30
São Paulo: cidade cinza, agitada e estressante. Não possui um Cristo Redentor, como o Rio de Janeiro, uma Torre Eiffel, como Paris, ou uma Catedral de São Basílio, como Moscou. Não tem praias, montanhas ou neve, e é conhecida como terra da garoa. Mesmo assim, São Paulo é a cidade mais visitada do Brasil, recebendo, por ano, 11,7 milhões de turistas, número que representa mais do que sua própria população que, segundo o Censo de 2010, é de 11,2 milhões.
Apesar de expressivo, esse valor deve alcançar patamares mais altos nos próximos anos. Para elevar a cifra a 14 milhões de visitantes por ano até 2014, a São Paulo Turismo, instituição parceira da prefeitura que cuida do turismo e de eventos da cidade, lançou, no final de junho, a “São Paulo Cidade Criativa”, campanha criada pela Lew’Lara e pela Propeg para reposicionar a imagem do município, apostando fortemente em cultura e na criatividade do povo paulistano.
“Não é fácil posicionar a cidade. São Paulo não tem atributos naturais marcantes e sempre que tentamos falar de sua grandiosidade ou de suas misturas, acabamos por compará-la com outras, como Nova Iorque. Decidimos, então, mostrar o que São Paulo tem de forte: museus, parques, gastronomia, teatros, eventos, entre vários outros”, disse Luiz Sales, diretor de ações estratégicas e comunicação da SP Turis.
O conjunto de ações da São Paulo Turismo é marcante. A campanha, que teve um custo total de R$ 17 milhões, está sendo veiculada em canais no YouTube e TVs aberta e a cabo, com filmes de 30 segundos e um minuto, que possuem o mote “São Paulo cria talentos todos os dias”. Versões em inglês e espanhol desses vídeos deverão estar no ar nos Estados Unidos e na Europa, nos canais CNN e Eurosport, até o fim de julho.
A prefeitura aposta também nas mídias impressas. Publicações como Época, Veja, IstoÉ e Folha de S. Paulo também exibem peças mostrando atrativos da cidade. Existe ainda uma parceria entre a SP Turis e o Estadão, que conta com um suplemento de oito páginas com conteúdo mais aprofundado sobre bairros, compras, atividades ao ar livre e hábitos da maior metrópole do País. Esse trabalho conjunto estende-se ainda ao Expedição Metrópole – uma série de pelo menos dez reportagens sobre o lado inusitado da cidade, mostradas semanalmente no caderno Metrópole do jornal.
“São Paulo recebe o turista que todo o mundo quer: o homem de negócios, que tem dinheiro para gastar. Dois terços dos visitantes da cidade vem a trabalho. Queremos fazer com que ele fique aqui por mais tempo do que só o necessário. Para isso, estamos oferecendo tudo que a cidade tem de curioso e de melhor, através de formatos criativos, como as reportagens e o suplemento que vêm no Estadão”, finaliza Sales.
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