Austrália: embalagem de cigarros sem marcas

Buscar

Austrália: embalagem de cigarros sem marcas

Buscar
Publicidade

Marketing

Austrália: embalagem de cigarros sem marcas

Nova lei passa a valer em 1º de dezembro e pode estimular outros países interessados em fazer o mesmo


15 de agosto de 2012 - 3h21

A Austrália vai se transformar no primeiro país a exigir que os cigarros sejam vendidos em embalagens uniformes, depois de sua Corte Suprema rejeitar um recurso das companhias de tabaco, abrindo precedente para outras nações fazerem o mesmo.

A Corte Suprema da Austrália rejeitou nesta quarta-feira, 15, argumentos da Japan Tobacco Trone, British American Tobacco Plc, Philip Morris International Inc. e Imperial Tobacco Group Plc de que o governo ilegalmente apreendeu sua propriedade intelectual ao barrar a exibição das marcas nas embalagens. Os jurados não deram razões para a sua decisão e disseram que ela será publicada em breve.

A medida é uma vitória para um governo que encara custos anuais de US$ 33 bilhões com saúde, em decorrência de problemas causados pelo fumo, um hábito ao qual estimativas atribuem a morte de 900 mil australianos nas últimas seis décadas. Nova Zelândia e Reino Unido estão entre os países cujos governos têm demonstrado interesse em adotar legislação semelhante à que passa a valer na Austrália em 1º de dezembro.

“Agora foi quebrada a barreira”, disse Rob Moodie, professor de saúde pública da Universidade de Melbourne em uma entrevista por telefone. “Governos com coragem e recursos suficientes podem agora neutralizar as armas das indústrias de tabaco”.

A lei australiana exige que os cigarros sejam vendidos sem nenhuma logomarca de empresas e com a mesma tipologia para todas as companhias sobre um fundo marrom. As mensagens de alerta sobre a saúde tomarão 90% do verso da embalagem e 70% da frente.

“Esta lei abre precedente para outros países da região, particularmente da Ásia, que estão tentando aprovar leis de saúde baseadas em evidências”, disse por e-mail John Stewart, executivo sênior do grupo lobista Corporate Accountability International.

Com informações do Advertising Age

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia