Mintel: consumo crescerá 37% até 2019

Buscar

Mintel: consumo crescerá 37% até 2019

Buscar
Publicidade

Marketing

Mintel: consumo crescerá 37% até 2019

Em desaceleração, gastos dos brasileiros aumentarão, em média, 7% ao ano e chegarão a R$ 4,51 trilhões


8 de junho de 2015 - 11h17

O atual cenário de recessão econômica colocará um pé no freio do consumo dos brasileiros. Nos próximos cinco anos, o desembolso dos consumidores crescerá 37%, o que representa um aumento anual médio de 7%. No quinquênio anterior, entre 2009 e 2014, essa média foi de 11% ao ano. Em 2019, final do atual ciclo analisado, o gasto total da população deve atingir a casa de R$ 4,51 trilhões. No ano passado, esse valor foi de R$ 3,29 trilhões (veja gráfico abaixo). As informações são da pesquisa Estilos de Vida dos Brasileiros: Hábitos Online, realizada pela Mintel.

De acordo com as projeções, a queda no consumo será mais intensa em 2015 e 2016. A partir de 2017, a perspectiva é a de que os gastos voltem a crescer. “Existe uma desaceleração em todos os setores em função da renda pressionada pela inflação, o aumento de impostos, a dificuldade de acesso ao crédito e a ameaça de desemprego”, afirma Renata Moura, analista sênior em pesquisa de consumo da Mintel.

Mesmo com o cenário difícil, alguns segmentos devem se destacar. O setor de itens para casa — que inclui eletrodomésticos, móveis e decoração — e o de beleza e cuidados pessoais são os principais deles. Apesar das novas medidas fiscais que incluem o aumento dos preços dos cosméticos importados, a área de beleza e cuidados pessoais crescerá mais do que todas as outras nos próximos cinco anos com um total de 63%. “Existe o efeito batom. Cuidar da beleza é um fator de motivação”, aponta Renata. Itens para casa, com alta acumulada de 56%, e produtos para cuidados da casa, com 42%, também terão desempenho acima da média.

Para os relatórios sobre o mercado brasileiro, a Mintel fez uma parceria com a Ipsos Observer Brasil para realizar 1.500 entrevistas face a face, abrangendo as cinco regiões do Brasil, todos os grupos socioeconômicos e faixas etárias a partir de 16 anos até as acima de 55 anos.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1663, de 8 de junho de 2015, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.

 

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora