“A base que as marcas criaram fará diferença”

Buscar

“A base que as marcas criaram fará diferença”

Buscar
Publicidade

Marketing

“A base que as marcas criaram fará diferença”

Para Daniella Bianchi, diretora da Interbrand, as empresas envolvidas na Carne Fraca construíram relações de confiança e podem usar esse atributo em favor de sua reputação


21 de março de 2017 - 7h49

 

_MG_7466-small

Daniella Bianchi, diretora-geral da Interbrand

Os pilares das marcas Friboi, Seara, Perdigão e Sadia estão baseados em atributos como confiança, transparência e proximidade. Se bem utilizados em um momento de crise como o que elas atravessam neste momento, em função dos desdobramentos da Operação Carne Fraca, eles serão fundamentais para reconquistar a confiança do consumidor. A afirmação é de Daniella Bianchi, diretora-geral da consultoria Interbrand.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, a publicitária explica as implicações da crise nas marcas e qual o caminho para que seu gerenciamento seja bem conduzido. “Notícias como essas, principalmente quando tratadas de forma generalizada, geram muita insegurança nos consumidores e consequentemente impactam na reputação das marcas. No caso de empresas de capital aberto, os efeitos são sentidos quase que imediatamente com a queda das ações”, diz Daniella.

Na última sexta-feira, 17, a Polícia Federal deu início à Operação Carne Fraca que prendeu pessoas envolvidas com práticas ilegais relacionadas à venda de carnes e embutidos. Ao todo, foram mais de mil policiais que fizeram buscas e apreensão em seis estados e em vinte e duas empresas. Dentre elas, as maiores e com maior presença na mídia BRF (proprietária das marcas Sadia e Perdigão) e da JBS (dona das marcas Friboi, Seara e Swift).

Meio & Mensagem – Ainda estamos diante de um processo em investigação e várias questões não esclarecidas, que tipo de efeito isso pode causar nas marcas envolvidas?
Daniella Bianchi – Notícias como essas, principalmente quando tratadas de forma generalizada, geram muita insegurança nos consumidores e consequentemente impactam na reputação das marcas. No caso de empresas de capital aberto, os efeitos são sentidos quase que imediatamente com a queda das ações.

M&M – Neste caso, qual o melhor caminho a ser tomado pelas empresas para proteger as marcas?
Daniella – Transparência e agilidade são dois fatores muito importantes. Quanto mais rápido as empresas esclarecerem qual é a situação e quais providências concretas estão sendo tomadas, melhor.

M&M – Até o momento, como você avalia a atitude que essas empresas estão tomando?
Daniella – As maiores empresas responderam com comunicados e fatos relevantes que esclareceram a situação específica de cada marca para os consumidores e investidores. Os comunicados foram esclarecedores e ajudaram no entendimento de que não há uma questão igual ou generalizada para todos os citados nessa operação.

“Quanto mais rápido as empresas esclarecerem qual é a situação e quais providências concretas estão sendo tomadas, melhor”

M&M – As marcas envolvidas, principalmente Friboi, Seara, Sadia, Perdigão, sempre se pautaram pela confiança e qualidade, como essa crise pode afetar no futuro dessa narrativa?
Daniella – São marcas que se pautam nestes pilares e estão no mercado há muitos anos. A crise impacta, mas justamente porque dispõe da confiança do consumidor terão o benefício da dúvida, a chance de se explicarem e corrigirem eventuais erros.

M&M – De que maneira a agência de publicidade pode ajudar neste momento?
Daniella – Comunicando o posicionamento das empresas de forma transparente e esclarecedora para o consumidor.

M&M – Como isso afeta os profissionais de marketing dessas empresas?
Daniella – A responsabilidade dessas pessoas é enorme em casos como esse. É preciso muita seriedade e resiliência para reconstruir a reputação de marcas. Bons profissionais, legitimamente preocupados com a mudança nas empresas, podem fazer toda a diferença, lembrando que o processo de comunicação começa de dentro para fora e os colaboradores dessas empresas são os primeiros impactados.

M&M – Existe alguma crise dessa proporção que você pode dar como exemplo?
Daniella – Não. Sem dúvida, essa é uma crise sem precedentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas