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OdontoPrev quer ampliar penetração de mercado

Ações de marketing criadas em parceria com a Talent visam quebrar a barreira do desconhecimento nacional sobre a existência dos planos odontológicos


2 de outubro de 2017 - 8h00

O Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo (aproximadamente 240 mil profissionais). Por outro lado, a penetração de planos odontológicos é de apenas 11% no mercado e a depender da OdontoPrev, que é líder no segmento com 6,2 milhões de beneficiários (o que representa 28% de participação de mercado), essa realidade poderá mudar.

A empresa começa esta semana a veicular uma campanha criada pela Talent para anunciar a opção para pessoas físicas e jurídicas (principalmente a pequenas e médias empresas) de contratar um plano odontológico via e-commerce.

Segundo Robert Wieselberg, superintendente de marketing da OdontoPrev, atualmente, a principal barreira de crescimento é o desconhecimento das pessoas quanto à existência do serviço, fato que foi identificado em 2016, por meio de pesquisas feitas em parceria com a Ponte Estratégia. Assim, investir em publicidade e oferecer a possibilidade mais prática de adquirir um dos seis tipos de plano via e-commerce tem o objetivo de elevar o awareness dos consumidores sobre o serviço e facilitar a contratação.

A campanha da Talent vai explorar o mote “Sua boca fala por você”, que busca ser mais mobilizador que os tradicionais apelos de saúde e sorriso e faz alusão ao estado de espírito e autoconfiança das pessoas. Na TV, a marca terá merchandising no programa Dia Dia, com Daniel Bork, na Band, e ações no Pânico, da mesma emissora e Hora do Faro, capitaneado por Rodrigo Faro, na Record. No digital, serão feitas ações com influenciadoras como Mari Maria e inserções em redes sociais e portais de notícias. “Construímos um plano que identificou algumas personas, suas necessidades, e a partir daí criamos os argumentos de vendas que vêm atender essas necessidades”, explica Wieselberg.

No estudo realizado com a Ponte Estratégia, ficou claro que para a população de maior renda não há problema em consultar dentistas em âmbito particular, por outro lado, existe uma grande classe média da qual somente um quinto possui um plano odontológico, assim como um terceiro grupo, de menor renda, que não tem plano tampouco renda para consultar um profissional pagando de seu próprio bolso. Logo, essa grande classe média é o foco da OdontoPrev para elevar a penetração de mercado dos planos odontológicos – um mercado potencial de 100 milhões de pessoas.

Embora, por ser uma empresa de capital aberto, a OdontoPrev não divulgue suas metas de crescimento com a nova opção de contratação dos planos e investimento em publicidade, o fato é que a marca em 2018 pretende ampliar as iniciativas com a Talent, fazendo aportes nos canais que derem mais resultado este ano. A agência foi contratada em maio, após uma concorrência.

O portal, por meio do qual a venda dos planos está sendo ofertada, já existia, mas foi totalmente reformulado pelas agências Moustache Digital e Just Digital. Ao responder algumas poucas perguntas, o cliente recebe uma indicação de plano mais adequado a seu perfil.  A linguagem técnica, ou o “dentistês, como brinca o executivo da OdontoPrev, também foi deixado de lado, abrindo espaço para uma linguagem clara e navegação intuitiva no site.

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