Copa 2014: consumo pode chegar a US$ 6 bi

Buscar

Copa 2014: consumo pode chegar a US$ 6 bi

Buscar
Publicidade

Marketing

Copa 2014: consumo pode chegar a US$ 6 bi

Estimativa é do banco Itaú Unibanco, que projeta ainda um impacto de 1,5% do evento no PIB brasileiro


21 de junho de 2012 - 12h59

A Copa do Mundo de 2014 deve ter um impacto na economia do País do tamanho da paixão do brasileiro pelo esporte bretão. De acordo com dados levantados pelo Itaú Unibanco, o torneio da Fifa pode propiciar gastos de US$ 3 bilhões a US$ 6 bilhões entre o universo de 165 milhões de potenciais consumidores do Brasil. Já o impacto no Produto Interno Bruto deve ser de 1,5 ponto percentual.

As 12 cidades-sede devem receber investimentos da ordem de R$ 142 bilhões, sendo R$ 37 bilhões somente em infraestrutura. A construção de estádios irá consumir R$ 7,2 bilhões, enquanto os setores de telecom e segurança receberão aportes de R$ 4,2 bilhões e R$ 4,1 bilhões, respectivamente. Com isso, a expectativa é a criação de cerca de 250 mil empregos no País.

O mercado de turismo, por sua vez, terá um incremento de três milhões de visitantes nos próximos três anos, sendo dois milhões de estrangeiros e um milhão de brasileiros.  O volume financeiro movimentado por esse contingente de pessoas pode girar na casa de R$ 5 bilhões.

Os reflexos do Mundial também poderão ser sentidos na pirâmide social brasileira. Até 2014, a classe média deve crescer 23%, passando de 114 milhões para 140 milhões de pessoas. Os dados foram apresentados no
Seminário Itaú Empresas de 2012, realizado na quinta-feira 21, no Auditório do Ibirapuera, na capital paulista. Dentre os participantes do evento estavam Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, e Jay Neuhaus, diretor de marketing da FIFA no Brasil.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas