Jack Daniel’s aposta em versões saborizadas

Buscar

Jack Daniel’s aposta em versões saborizadas

Buscar
Publicidade

Marketing

Jack Daniel’s aposta em versões saborizadas

Marca norte-americana quer conquistar espaço no incipiente segmento de uísque com canela


16 de abril de 2014 - 8h05

(*) Por E.J. Schultz, do Advertising Age

Quando a Brown-Forman apresentou, há três anos, a primeira versão saborizada permanente de Jack Daniel’s em seu portfólio, a Tennessee Honey, o lançamento contou com uma forte campanha nacional de TV estrelada pelo “King Bee”. Já o lançamento da versão de canela Tennessee Fire está mais comedida. As garrafas estão disponíveis apenas em três estados – Oregon, Tennessee e Pennsylvania –, não há comerciais chamativos e o anunciante ainda está avaliando se a veiculação será nacional.

E por que o cuidado? “Estamos respeitando a marca Jack Daniel’s”, diz Casey Nelson, gerente sênior do portfolio de sabores da empresa. “Quanto mais você inovar em torno de uma certa ideia, há certos riscos associados”, complementa.

O executivo está preocupado com a canibalização, já que potencialmente Fire poderia roubar vendas significativas da versão regular de Jack e da Jack Honey ao invés de atrair novos consumidores.

De acordo com Nelson, Honey registrou baixos índices de canibalização, uma vez que atraiu mais mulheres, afro-americanos e hispânicos. “No entanto, há certamente mais riscos quando você adiciona um segundo sabor”, aponta. As vendas nos três estados permitirão um estudo mais aprofundado dessa tendência sem o salgado investimento de um lançamento nacional.
 

wraps

A meta da companhia é conquistar uma participação da categoria de uísques de canela, que está surgindo como uma tendência de bebidas para consumo em shot. O segmento é liderado pela Fireball, da Sazerac, de Louisiana.

A marca se apoia em ações nas redes sociais, usa o slogan "Tastes Like Heaven. Burns Like Hell" e imagens que remetem ao diabo. As vendas de Fireball passaram de 450 mil caixas, em 2011, para quase 1,9 milhão de caixas no ano passado, o que inclui um salto de 1 milhão de caixas apenas em 2013, segundo a Shanken News Daily.

Mark D. Swartzberg, analista da Stifel, informou recentemente que Fireball controla aproximadamente 80% do mercado de uísque saborizado com canela. No mercado geral, Fireball está na quarta posição nas vendas em lojas (não inclui bares) com 4% de participação e vendas de US$ 67 milhões. Jack Daniel’s é a marca número um com 12% de participação e US$ 201 milhões em vendas.

Os bebedores da geração millennial estão puxando o crescimento de Fireball e tornando a marca uma tendência, aponta Emily Pennington, editora da Wine & Spirits Daily. "Mas é chocante para mim como várias pessoas de outras gerações estão tomando shots de Fireball”.

Jack Daniel’s Tennessee Fire, segundo a editora, é definitivamente espelhado em Fireball. Questionada sobre as chances de Jack no segmento, ela lembrou que a empresa não foi a primeira marca a ter uma versão com sabor de mel, mas que acabou dominando o segmento. "Eu certamente acho que ele tem uma chance de dar uma mordida na Fireball”.
 

wraps

Tennessee Fire também tem apostado nas redes sociais e em ações nos pontos de venda. Durante o lançamento no início do mês, a marca estimulou os fãs a espalhar a novidade com a hashtag #JackFire. Os materiais de ponto de venda apresentam i slogan “Tonight. Two Words. Jack Fire". As agências envolvidas no trabalho são a Arnold Worldwide, de Boston, na parte cirativa; a FCB, de Chicago, na ativação, e a Code and Theory, de New York, nas mídias digitais.

Tradução: Fernando Murad

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia