Pesquisa analisa patrocínio a Olimpíada

Buscar

Pesquisa analisa patrocínio a Olimpíada

Buscar
Publicidade

Marketing

Pesquisa analisa patrocínio a Olimpíada

Estudo realizado pelo Grupo Lance e Daily Telegraph aponta que anunciantes locais foram protagonistas em Londres 2012


2 de setembro de 2014 - 1h16

Durante palestra no 7º Fórum Internacional ABA de Marketing Esportivo de Resultados, no Rio de Janeiro, Afonso Cunha, diretor do Grupo Lance, apresentou o estudo “Investimento nos Jogos Olímpicos como Estratégia de Negócios”. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a consultoria Portas e o jornal inglês Daily Telegraph e ressalta as verbas de marketing que rondaram o evento.

O estudo se concentrou em cases relacionados aos Jogos de Londres, em 2012. Entre os insights, constatou-se que investimentos oriundos de patrocínio cresceram 135% desde 1993, – 66% dessa receita é de patrocinadores locais. Só em 2012, eles foram responsáveis por 23% das verbas relacionadas, os principais investidores.

Entre patrocinadores, apoiadores e fornecedores, o Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pretende captar, no total, R$ 3,5 bilhões. Segundo Cunha, já captaram R$ 2,2 bilhões em 15 categorias.

No estudo, é abordado o case da Subway, que não foi patrocinador oficial dos Jogos de Londres. A rede é concorrente direto do McDonald’s, que patrocinava os Jogos. Apostou no slogan “Train hard. Eat fresh” e no patrocínio localizado a atletas como Apolo Ohno (patinação no gelo) e Michael Phelps (natação), que estrelaram campanhas. Segundo a pesquisa, o nadador esteve entre os principais trending topics durante os Jogos, com mais de um milhão de citações, e o Subway foi a quarta marca mais citada em Sochi 2014, a frente do Mc Donald’s.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas