McDonald’s registra marca “McBrunch”

Buscar

McDonald’s registra marca “McBrunch”

Buscar
Publicidade

Marketing

McDonald’s registra marca “McBrunch”

Rede de fast-food pretende aumentar as vendas ao lançar sanduíches diferenciados para o horário da manhã


12 de setembro de 2014 - 8h00

(*) Do Advertising Age

O McDonald’s deve colocar o Egg McMuffin na pauta dos cafés da manhã. A gigante do hambúrguer anunciou o registro da marca McBrunch, sinalizando uma intenção de estimular os negócios dos seus restaurantes, no período da manhã, inclusive nos fins de semana.

O brunch – refeição que junta café da manhã com o almoço – é o momento de crescimento mais rápido nas vendas de fast-food, e o McDonald’s tem lutado para manter sua liderança num ramo que está cada vez mais concorrido. Alimentos da Starbucks agora competem com um novo menu matinal do Taco Bell e com o café da Chick-fil-A.

Enquanto um café da manhã reforçado poderia atrair mais consumidores para o McDonald’s, um restaurante de fast-food não é um destino óbvio para essas refeições matinais – que muitas vezes são feitas após a ressaca de uma noite na balada. Entretanto, a rede não poderia incluir bebidas alcoólicas ao menu.

Esse tipo de cardápio já havia sido experimentado antes. O Burger King testou brevemente um menu de brunch, que incluía coquetéis mimosas (bebida originalmente feita com champanhe) não alcoólicas – feitas de suco de laranja misturado com Sprite – e um sanduíche de pão ciabatta. A combinação foi oferecida em apenas alguns mercados em Massachusetts e Flórida durante o horário regular de café da manhã. A refeição, porém, nunca se tornou nacional.

Complicações operacionais atualmente impedem que McDonald’s ofereça o brunch o dia todo, mas talvez o novo McBrunch pudesse estender o horário do café da manhã. A cadeia de restaurantes serve alguns itens matinais em seu menu McDonald’s After Midnight (McDonald’s depois da meia-noite), que funciona da meia-noite às 4h em determinados locais.

A empresa não dará mais detalhes sobre incluir a nova linha de alimentos ao menu. “Não podemos compartilhar detalhes neste momento sobre a forma como as novas marcas podem ou não ser utilizadas”, disse a porta-voz do McDonald’s Lisa McComb, por e-mail.

Independentemente disso, a rede de fast-food está claramente à procura de novos consumidores, uma vez que enfrenta queda nas vendas. No mês passado, Kraft e McDonald’s anunciaram a venda do McCafé em supermercados nos Estados Unidos.

Mudanças no núcleo de executivos também estão em andamento, especialmente nos EUA. Na semana passada, Marlena Peleo-Lazar, executiva-chave do posicionamento “Amo muito tudo isso”, saiu do McDonald’s. Isso depois que Deborah Wahl entrou como CMO no início do ano. E em agosto, Mike Andres foi nomeado presidente da empresa nos EUA, substituindo Jeff Stratton, que estava no cargo havia menos de dois anos.

No segundo trimestre do ano, as vendas do McDonald’s nos EUA caíram 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, após queda de 1,7% no primeiro trimestre. As vendas de agosto também não foram promissoras. As vendas globais, por sua vez, caíram 3,7% no mês passado, a queda mais acentuada desde o declínio de 4,7% em fevereiro de 2003. Em agosto, as vendas nos Estados Unidos caíram 2,8%; na Europa, 0,7%; e na região da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, gritantes 14,5%.

(*) Bloomberg News e Maureen Morrison
Tradução: Bruna Molina

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia