Outubro cada vez mais Rosa

Buscar
Publicidade

Marketing

Outubro cada vez mais Rosa

Adesões das marcas reforçam a campanha que visa aumentar o diagnóstico precoce do câncer de mama


7 de outubro de 2014 - 8h10

 A cada ano, o movimento Outubro Rosa fica mais forte no Brasil. Iniciado nos Estados Unidos como uma ação da American Cancer Society com indústrias farmacêuticas, em meados de 1990 ele ganhou o ícone do laço rosa e adesão em outros países.

A visibilidade aumentou quando embarcaram na ideia Avon e Estée Lauder, e a ONG Susan G. Komen. A campanha alerta a sociedade e particularmente as mulheres sobre a importância de fazer mamografia, pois o diagnóstico precoce de câncer de mama é determinante para aumentar as chances de cura. No Brasil, a Avon promove este ano no Ibirapuera o Giro pela Vida, instalando no parque uma roda-gigante iluminada em rosa e fazendo do local um ponto de disseminação de informação.

A Américas Amigas, entidade sem fins lucrativos que se dedica a conseguir mamógrafos para instituições é outra que aderiu ao movimento e é apoiada por empresas como a Livraria Cultura, Grupo Iguatemi de shoppins (além de iluminar as fachadas de nove unidades, haverá palestras de conscientização em vários deles), shopping West Plaza, Gol Linhas Aéreas, Fiesp, Senai, SESI, Odebrecht, GE Heath Care, Motorola Solutions, Citibank, Instituto Alcoa, Tecnisa e GM. “As estatísticas mostram que o câncer de mama tem aumentado, com exceção de São Paulo e estados da região Sul, onde a informação corre melhor. Mas no resto do Brasil ainda é difícil, é preciso mais pessoas abraçarem o movimento, porque a chance de cura é alta”, alerta Francisca Harley, presidente da Américas Amigas.

A Gol adesivou duas de suas aeronaves com o ícone do Outubro Rosa. O painel de led na fachada da Fiesp, na Av. Paulista, este ano estará iluminado com o tema das 20 h às 6 h (ano passado era apenas das 20 h às 21 h). O Ministério da Saúde também iluminou prédios na capital do País.

Outras empresas reforçam o movimento de conscientização. A Mahogany dedica 1% das vendas dos produtos das seis linhas de rosas da marca, durante o mês, ao projeto De Bem com Você – a beleza contra o câncer, coordenado no Brasil pela Abihpec. Já a Philips Healthcare patrocinou show gratuito para iniciar a ação em Salvador (BA). A Bombril comercializará chaveiros alusivos à campanha e as “Pulseiras do Bem”, da ONG Orientavida; a renda financiará palestras educativas, carretas com mamógrafos, que oferecem exames em cidades do interior e acompanhamento de pacientes em tratamento. O hospital A.C. Camargo convocou as heroínas da Liga do Rosa a espalhar informação em unidades das franquias Amor aos Pedaços e Applebee’s.

Outro hospital, o Hospital do Câncer de Barretos, será apoiado pela Cacau Show, que reverterá parte das vendas de duas de suas trufas – sabores morango e morango & iogurte – à instituição no mês de outubro. A arte da campanha que divulga a iniciativa da Cacau Show é assinada pelo artista plástico Luciano Martins.

O animado mundo dos blogs não ficou de fora. Flávia Flores, do Quimioterapia e Beleza, e Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, se uniram para produzir quatro vídeos que tratam de moda, maquiagem, nutrição e pele. O objetivo, neste caso, é ajudar as mulheres que lutam contra o câncer a resgatar sua autoestima. Os episódios serão veiculados às quartas-feiras no canal do Quimioterapia e Beleza no YouTube. A estilista Patricia Bonaldi criou um lenço exclusivo para o projeto Orgulho Pink, que será vendido no Shop2together; 100% da renda será revertida ao Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Direto de Machado do Sul, em Minas Gerais, a sexagenária Santa Amália, lançou a edição especial do penne, intitulada Speciale Outubro Rosa. A embalagem do macarrão ganhou a cor feminina com objetivo de se destacar nas gôndolas perante os concorrentes. Ao todo, 30 mil embalagens serão distribuídas entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Sabemos da importância da prevenção do câncer de mama e da necessidade de chamar atenção para a causa em busca da saúde das mulheres do País”, conta Felipe Abramides, gerente de marketing da marca. Durante o mês de outubro, 1% do lucro da Santa Amália será revertido para o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, que tem sede em Santos (SP).

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil

  • Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Em sua quarta edição, evento que acontece no JK Iguatemi discute redes sociais e influência no segmento que por muito tempo resistiu a tudo isso