Uma cerveja contra o machismo da categoria

Buscar

Uma cerveja contra o machismo da categoria

Buscar
Publicidade

Marketing

Uma cerveja contra o machismo da categoria

Marca Feminista, do grupo 65 | 10, quer estimular homens e mulheres a conversar sobre a igualdade entre gêneros e o papel da publicidade


26 de fevereiro de 2015 - 3h35

No aquecimento para o Carnaval deste ano uma campanha de mídia exterior da Skol, marca da Ambev, foi alvo de crítica de mulheres que consideraram as frases da ação, como “Esqueci o não em casa” e “Topo antes de saber a pergunta”, irresponsáveis. O anunciante mudou as peças, mas a polêmica mais uma vez lançou luz sobre uma queixa recorrente do público feminino: o viés machista das campanhas de cerveja.

Um grupo de publicitárias considerou o cenário propício para aprofundar a discussão do tema e a forma escolhida foi o lançamento de uma cerveja chamada Feminista. A bebida foi apresentada ao público na quarta-feira de cinzas, dia 18 de fevereiro, e o primeiro lote de aproximadamente 1200 unidades se esgotou rapidamente. O site oficial, que faz as vendas, está cadastrando os interessados em comprar as próximas levas do produto.

A Cerveja Feminista é uma criação de Maria Guimarães, Thaís Fabris e Larissa Vaz, que recentemente montaram, juntamente com outras amigas publicitárias, o coletivo 65 | 10 para discutir o machismo tanto nas campanhas publicitárias, quanto dentro das agências. Os números são referências ao total de mulheres que dizem não se identificar com a forma como são retratadas na publicidade (65%) e ao percentual médio de mulheres nos departamentos de criação das agências brasileiras (10%).

“O caso da Skol tomou nossas discussões por completo e surgiu o desejo de não deixar mais o assunto perder relevância. Assim surgiu a ideia de criar uma cerveja que discutisse e levasse esse assunto para as mesas, uma cerveja que fosse um ‘puxador de assunto’, uma cerveja que pudesse trazer um pouco de reflexão sobre o papel que a publicidade tem, como mídia de massa, e como ela deveria se comportar diante do machismo que mata uma mulher a cada 90 minutos no nosso País”, afirma Maria Guimarães.

O produto se posiciona como uma cerveja “para homens e mulheres” com a ideia de desfazer mitos sobre o feminismo. “Não é o contrário de machismo. Não é sobre supremacia feminista. É sobre igualdade entre os gêneros”, afirma o texto de apresentação da cerveja Feminista. O plano de divulgação das publicitárias, que nunca atenderam clientes da categoria, prevê a realização de mesas redondas em bares, e a produção de lambe-lambes, rótulo informativo e vídeos.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas