O astro B.B. King e sua paixão pelas Gibson

Buscar

O astro B.B. King e sua paixão pelas Gibson

Buscar
Publicidade

Marketing

O astro B.B. King e sua paixão pelas Gibson

Mestre do blues tinha sua própria linha de guitarras, batizada de Lucille


15 de maio de 2015 - 11h25

O guitarrista e cantor de blues B.B. King faleceu nesta sexta-feira, 15, aos 89 anos de idade, em Las Vegas. King fora diagnosticado com diabetes tipo 2 nos anos 80 e seu estado de saúde foi se agravando nos últimos meses.

Considerado o Rei do Blues, B. B. King influenciou uma geração de músicos, como Eric Clapton, Mike Bloomfield e Stevie Ray Vaughan. Segundo a revista Rolling Stone, ele era o terceiro maior guitarrista do mundo, atrás de Jimi Hendrix e Duane Allman.

Apesar de ter usado uma Fender Telecaster na maioria de suas gravações com a RPM Records, a partir dos anos 50 King passou a tocar apenas guitarras da Gibson. Ele utilizou toda a família “ES” da Gibson, passando pelas séries ES-335s, ES-345s e ES-355s. Nos anos 80, a Gibson lançou o modelo B.B. King Lucille, que continua em produção até hoje. Atualmente, o modelo tradicional, com o corpo preto e detalhes em dourado, sai por US$ 4.199 no site da Gibson. A Epiphone, subsidiária da Gibson, vende uma guitarra similar à Lucille original, mas com um preço mais acessível. Em 1999, a Gibson chegou a produzir a Little Lucille, uma versão do modelo Blueshawk, porém o produto não é mais fabricado.

Para comemorar os 80 anos de B.B. King, em 2005, a Gibson fez uma edição especial da Lucille com 80 unidades. O primeiro protótipo da guitarra foi dado à King como presente de aniversário, que utilizou a guitarra até o verão de 2009, quando foi furtada. No final do mesmo ano, a guitarra foi encontrada em posse de um rapaz que a havia comprado em uma casa de instrumentos usados.

A história por trás do nome da guitarra, utilizado em todos os outros instrumentos de King, vem dos anos 40. No inverno de 1949, o cantor estava se apresentando em um clube de dança em Twist, Arkansas. Na época, era comum barris de querosene serem acesos para manter o ambiente quente, mas por conta de uma briga entre dois homens, o local pegou fogo e teve que ser evacuado. Uma vez fora da casa de shows, King percebeu que tinha esquecido sua guitarra Gibson e voltou ao local em chamas para buscá-la. No dia seguinte, King soube que a briga começara por causa de uma jovem chamada Lucille, e, consequentemente, batizou com esse nome sua primeira guitarra, e todas as outras que vieram depois. O cantor ainda compôs uma música chamada “Lucille”, onde fala sobre sua guitarra e como ela ganhou esse nome.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas