Unilever divulga dados de sustentabilidade

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Unilever divulga dados de sustentabilidade

Empresa registrou redução de 36% no consumo de água e 35% na emissão de gases de efeito estufa


20 de maio de 2015 - 7h20

Entre 2008 e 2014, a Unilever registrou redução de 36% no consumo de água e 35% na emissão de gases de efeito estufa. No mesmo período, a companhia cresceu mais de 60%, passando de R$ 10,29 bilhões de faturamento para R$ 16,7 bilhões. Os dados foram apresentados durante a apresentação dos resultados do Plano de Sustentabilidade da empresa. No evento, realizado nesta quarta-feira, 20, estiveram presentes Fernando Fernandez (presidente da Unilever Brasil), Antonio Calcagnotto (vice-presidente de assuntos administrativos), Helio Mattar (presidente do Instituto Akatu), Samuel Barreto (gerente nacional de água da TNC – The Nature Conservancy) e Édison Carlos (presidente executivo do Trata Brasil).

A empresa divulgou ainda que 55% das matérias-primas agrícolas adquiridas globalmente são provenientes de fontes sustentáveis. “É um progresso muito importante para nós. Pretendemos alcançar 100% nos próximos dois ou três anos”, afirma Fernando Fernandez. Segundo o presidente, 90% dos 13 ingredientes mais usados pelos produtos da marca Knorr no mundo são de fontes certificadas. Para alcançar a totalidade, a Unilever realiza treinamento com fornecedores pequenos e familiares. “Nós orientamos a forma correta para realizar o plantio, o cuidado e a extração. Dessa forma, os dois lados saem ganhando. Não é questão de ser bonzinho, fazemos isso para melhorar os alimentos e reduzir os custos”, diz Antonio Calcagnotto.

O Plano de Sustentabilidade inclui três metas globais a serem atingidas até 2020: ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar, reduzir pela metade o impacto ambiental dos seus produtos, e melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer. A empresa também espera que nos próximos 15 anos o desmatamento chegue ao fim e que a produção alimentícia seja feita de forma sustentável.

Durante o evento, Fernandez propôs que as empresas conversem com o governo e estabeleçam diretrizes para que a produção de produtos sustentáveis seja mais frequente. “A tecnologia da Unilever está disponível para as outras empresas se for para criarmos produtos mais sustentáveis”, aponta o presidente. “Nós estamos aqui com todas essas empresas propondo que o governo trabalhe em uma regulamentação em conjunto com a gente”, complementa Calcagnotto.

Crise hídrica

Em relação ao consumo de água, a Unilever lançou os produtos Comfort Concentrado e Omo Líquido Super Concentrado que economizaram durante o processo fabril mais de 100 milhões de litros de água. O Omo apresenta uma economia de 40% de água em relação a uma unidade regular do mesmo produto. A empresa também trabalhou no semiárido brasileiro em um projeto com parceria da Unicef. Com o lançamento do Vim, produto que ajuda no saneamento básico, a marca atuou em 1.100 municípios reconstruindo banheiros de escolas públicas e ensinando práticas de higiene. A Unilever espera que a ação impacte a vida de mais de 450 mil crianças.
 

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