Marketing
As marcas que unem Brasil e Alemanha
Instituto Cultural da ESPM faz homenagem à Alemanha em ocasião da visita da chanceler Angela Merkel ao Brasil
Instituto Cultural da ESPM faz homenagem à Alemanha em ocasião da visita da chanceler Angela Merkel ao Brasil
Meio & Mensagem
20 de agosto de 2015 - 10h05
A chanceler alemã Angela Merkel, mulher mais poderosa do mundo segundo a Forbes, desembarcou no Brasil nesta quarta-feira, 19. Entre seus primeiros compromissos estava o jantar no Palácio da Alvorada, oferecido pela presidente Dilma Rousseff. Na visita oficial, a líder alemã assinará acordos bilaterais nas áreas de comércio e investimentos, ciência, tecnologia, inovação e educação, compromissos que serão iniciados nesta quinta-feira 20.
A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil com um fluxo de exportações e importações avaliado em US$ 20,5 bilhoes no ano passado. Além das relações na macroeconomia, a Alemanha possui uma influência relevante no mercado da propaganda brasileira com marcas como Adidas, Puma e Volkswagen. Em ocasião da visita, o Instituto Cultural da ESPM desenvolveu uma linha do tempo ressaltando as relações e os principais destaques da publicidade das empresas alemãs no Brasil.
Confira algumas delas:
Grupo Continental, presente no Brasil desde 1871.
Em 1927, foi criado o Syndicato Condor-Lufthansa, subsidiário da Deutsche Luft Hansa
Em 1953, a Volkswagen fundou sua filial brasileira e, em 1957, estava pronta a fábrica em São Bernardo do Campo.
A Knorr começou a operar no Brasil em 1961.
Adidas e Puma são marcas representativas e importantes no mercado esportivo nacional.
Compartilhe
Veja também
Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias
Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia
Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo
Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas