Crise migratória mobiliza marcas europeias

Buscar

Crise migratória mobiliza marcas europeias

Buscar
Publicidade

Marketing

Crise migratória mobiliza marcas europeias

Kimberly Clark, Amazon, Bayern Munich e outras empresas se envolvem no drama vivido por milhares de refugiados vindos do Oriente Médio


8 de setembro de 2015 - 9h24

Na medida em que a crise migratória na Europa se agrava, o velho continente luta para enfrentar o fluxo de refugiados provenientes do Oriente Médio marcado, principalmente, por pessoas traumatizadas por conflitos políticos. No Reino Unido, as marcas estão respondendo à crise enviando itens de necessidade para ajudar no esforço humanitário.

A marca de higiene Kimberly-Clark foi uma das primeiras a se envolver doando papel higiênico, lenços de papel, tampões de ouvido e fraldas em resposta à campanha #HelpCalais iniciada pela apresentadora de TV Dawn O’Porter, que trabalha na BBC, ITC, Channel 4 e Sky.

O´Porter vem utilizando seu perfil no Twitter para mobilizar as empresas a realizar doações de itens úteis aos refugiados. Na Amazon foi montada uma lista batizada de “Help Calais and Greece”, onde estão os produtos urgentes.

Outra empresa envolvida na campanha é a Big Yellow que oferece serviços de armazenagem e está utilizando sua estrutura para armazenar os produtos doados à campanha. No Reino Unido, a foto do garoto Aylan, de 3 anos, cujo corpo foi encontrado em uma praia da Turquia, na semana passada, tem sido um chocante incentivo para mobilizar as pessoas. 

Dentro da Inglaterra, a hashtag #refugeeswelcome virou trending topics e foi uma forma de apoio criada pelo jornal The Independent para que o governo aceite pessoas que estão buscando asilo na região. O The Independent foi o primeiro jornal a publicar a fotografia.

Outras marcas estão envolvidas com a campanha, entre elas, o site de vendas Asos, que não possui conexão com a crise, mas estão usando suas redes para ajudar seus seguidores a doar. Além disso, organizações como a Save The Children estão envolvidas nas mobilizações. Um vídeo publicado na semana passada pela organização já ultrapassou 50 milhões de visualizações no YouTube.

Marcas esportivas também estão contribuindo. O Bayern Munich, principal time de futebol da Alemanha, doou um milhão de euros aos projetos para refugiados. O clube também está oferecendo um campo de treinamento esportivo para os jovens imigrantes onde terão comida, aulas de alemão e equipamentos de futebol e ensino de esporte.

Na quinta-feira, 3, a foto do garoto sírio Aylan, de três anos, encontrado morto em uma praia da Turquia, chocou o mundo e virou inspiração para uma homenagem de cartunistas e internautas ao redor do planeta. Dezenas de cartuns foram publicados para homenagear o menino que, junto com sua família, tentava chegar à ilha de Kos, na Grécia, mas foi vítima de um naufrágio. Seu irmão, Rihan, de cinco anos, também morreu. O assunto lidera o trending topics do Twitter com a hashtag #AylanKurdi.

Com informações da Advertising Age

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas