BuzzFeed Brasil produzirá vídeo para marcas

Buscar

Mídia

Publicidade

BuzzFeed Brasil produzirá vídeo para marcas

Plataforma transforma o escritório brasileiro em hub regional e promove Bruno Belardo a vice-presidente de branded strategy

Luiz Gustavo Pacete
16 de maio de 2017 - 9h45

Com dois anos recém-completados em abril, o BuzzFeed Brasil passa a operar como um escritório regional para a América Latina. A operação, que ocupa o terceiro lugar em tamanho, atrás de Reino Unido e Estados Unidos, passa a atender as marcas interessadas em desenvolver projetos no Brasil e em mercados vizinhos. A empresa também está inaugurando no Brasil o Branded Vídeo, uma área que traz ao país a produção de conteúdo para as marcas, até então, feito nos Estados Unidos. Além disso, Bruno Belardo, então diretor de marca do BuzzFeed, passa a atuar como vice-presidente de branded strategy.

“A operação brasileira foi a que mais recebeu investimentos nos últimos meses e isso tem feito com que contratemos mais cinco pessoas que mesclam vários perfis. O fato de virarmos um escritório regional também permitirá que marcas globais interessadas no Brasil ou em países vizinhos possam falar diretamente conosco”, diz Belardo. O executivo relata que estão sendo estudadas a vinda para o Brasil de outros produtos do BuzzFeed. Em julho do ano passado, a empresa inaugurou o Tasty Demais e o BuzzFeed News completa um ano agora em maio.

Bruno Belardo, então diretor de marca do BuzzFeed, passa a atuar como vice-presidente de branded strategy

Belardo explica que, desde que o escritório da empresa foi aberto no Brasil, em 2014, a plataforma investiu em aproximação com o mercado e um processo de educação sobre as possibilidades de formato. “Conforme foram surgindo os cases com Polenghi, Mondelez, Gillette e outras marcas, o mercado foi tendo curiosidade sobre nosso formato e como ele poderia funcionar”, diz. Ele afirma que a chegada recente de concorrentes como o Tastemade ao Brasil e a utilização do formato do Tasty por várias marcas não inviabiliza sua estratégia. “Acho que é importante entender que, mesmo com o crescimento no uso de formato, existem várias diferenças, no caso do BuzzFeed, nosso objetivo é utilizar o conteúdo alinhado ao potencial de distribuição”, ressalta.

Em julho do ano passado, em entrevista ao Meio & Mensagem, Ashley McCollum, general manager do canal Tasty, falou sobre a importância de produzir conteúdo local.“Decidimos construir uma audiência local com escala regional em cada mercado que tínhamos público”. Segundo ela, sua audiência é formada por pessoas entre 18 e 34 anos, principalmente mulheres, mas que o alcance do canal é tão grande que tem levado os vídeos despretensiosos do Tasty a um público diverso, incluindo mães e até mesmo homens jovens, interessados em aprender a cozinhar.

BuzzFeed News completa um ano

O BuzzFeed News, braço de conteúdo jornalístico completa um ano agora em maio. Em entrevista recente ao Meio & Mensagem, Manuela Barem, editora do BuzzFeed Brasil, explicou que a empresa vem se esforçando para inovar em duas frentes: “o conteúdo mais interessante, informativo e relacionável possível com o melhor formato para as pessoas o consumirem”.

“Isso pode ser uma lista de entretenimento ou uma notícia de política, por exemplo, e eles podem ser consumidos diretamente nas redes sociais, não apenas no site ou nos nossos aplicativos. Tudo é experimental e se renova assim como a internet muda a todo tempo. Temos uma filosofia de ‘testar e aprender’, então estamos sempre em busca de novas coisas”, diz a jornalista.

Ainda de acordo com Manuela, o BuzzFeed é profundamente experimental e muda para seguir as mudanças das plataformas e de comportamento do público. “Nós temos a possibilidade de testar e errar, a fim de continuar inovando e crescendo. Isso é muito importante para a audiência, e posso dizer que a audiência brasileira é uma das mais exigentes. Somos uma nação apaixonada por internet e por compartilhar coisas, e que exige conteúdo bem feito. Quando funciona, é aí que viraliza”, diz Manuela.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Branded Content

  • buzzfeed

  • marcas

  • videos

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”