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Mídia

Leitores não confiam em publicidade nativa

Pesquisa de uma empresa norte-americana mostra que, no País, as pessoas ainda questionam a credibilidade do conteúdo patrocinado


11 de julho de 2014 - 11h59

Os críticos de mídia já vêm, há tempos, ressaltando que o conteúdo patrocinado – as matérias e textos jornalísticos pagos por anunciantes – acaba ultrapassando a importante barreira que separa o conteúdo editorial do comercial. Os anunciantes, por outro lado, adoram ver suas marcas “lidas” por consumidores engajados e acham importante situar seus produtos em veículos importantes, como Mashable, Buzzfeed ou até mesmo nas edições online do Wall Street Journal e The New York Times.

Uma pesquisa, no entanto, mostrou que os críticos podem estar certos em sua preocupação. Pouco mais da metade dos consumidores não confiam no conteúdo patrocinado – que passou a ser chamado de publicidade nativa – e 59% das pessoas acreditam que um veículo jornalístico perde credibilidade quanto publica um conteúdo patrocinado por uma marca. E dois terços dos entrevistados disseram que são menos propensos a clicar em uma matéria patrocinada do que em um artigo editorial das publicações. Esses resultados provêm de um estudo divulgado nessa semana, pela empresa de marketing e conteúdo Contently.

Essa constatação é bem diferente da premissa que os publishers ressaltavam sobre o conteúdo patrocinado. Para eles, os leitores clicariam mais no conteúdo de publicidade nativa do que nas matérias “normais” dos sites. A Contently entrevistou 542 norte-americanos, entre 18 e 65 anos, de diferentes classes sociais e constatou, também, que quase metade dessas pessoas não sabia, claramente, o que significa um conteúdo patrocinado.

A pesquisa também revelou outros pontos: quanto maior o nível educacional dos consumidores, mais eles declararam se sentir enganados quando se deparam com uma reportagem patrocinada por uma marca. E a maioria dos pesquisados garantiu que prefere ver banners do que conteúdo patrocinado nos portais.

Com informações do Ad. Age. 

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