Diários Associados digitaliza acervo

Buscar
Publicidade

Mídia

Diários Associados digitaliza acervo

Com apoio do BNDES, material jornalístico publicado nos jornais O Diário da Noite e Diário de São Paulo será revitalizado


9 de setembro de 2014 - 2h53

Uma parte do acervo dos Diários Associados será revitalizada. Com apoio financeiro de R$ 790,9 mil do Fundo Cultural do BNDES, o projeto Imagens do jornalismo brasileiro: preservação e difusão do acervo dos Diários Associados dará início ao tratamento e digitalização do acervo do jornal. Este banco de dados inclui fotos, recortes, manuscritos e textos de reportagens publicadas nos jornais O Diário da Noite e Diário de São Paulo.

Composto por 800 mil itens, atualmente o acervo dos Diários Associados pertence ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. O projeto foi selecionado a partir de chamada pública de acervos por conta da importância dos documentos, que contam a história do jornalismo brasileiro.

Além do levantamento físico de todo o acervo, será feita a digitalização de 40 mil fotografias, com prioridade para as imagens inéditas com referências diretas à história política, social, cultural e esportiva do País. Após o término deste processo de conservação, será possível realizar pesquisa online e presencial do material. Um catálogo ilustrado ficará disponível no portal do Arquivo. Também sera feita uma exposição com imagens da coleção e a publicação de um e-book, de responsabilidade do Arquivo de São Paulo.

O projeto foi apresentado ao BNDES pela Associação de Amigos do Arquivo do Estado de São Paulo (AAASP) em chamada pública do Programa de Preservação de Acervo do BNDES.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo