Consumo de vídeo em streaming encosta na TV

Buscar

Consumo de vídeo em streaming encosta na TV

Buscar
Publicidade

Mídia

Consumo de vídeo em streaming encosta na TV

Segundo Ericsson, nova edição do estudo TV & Media do ConsumerLabs mostra que diferença no uso das duas mídias é de apenas dois pontos percentuais


15 de setembro de 2014 - 4h55

O streaming de vídeo está encostando na TV tradicional. De acordo com a edição deste ano do relatório TV & Media, do Consumer Labs da Ericsson, 75% dos usuários assistem a conteúdo online programado por eles próprios, várias vezes por semana, em comparação aos 77% que assistem a programas de televisão com grade fixa no mesmo período.

A mais recente edição anual do estudo revela também mostra que um em cada cinco usuários (19%) está disposto a pagar pela possibilidade de acessar seu conteúdo preferido de qualquer dispositivo – um aumento de 25% em apenas dois anos. No Brasil, 48% dos entrevistados pagariam por um serviço de TV personalizado, que recomenda canais e serviços baseados nos hábitos de consumo pessoais.

Os resultados, consolidados a partir de entrevistas com mais de 23 mil pessoas em 23 países, entre eles Brasil, México e Chile, mostra que a mudança no comportamento do usuário continua a motivar inovações nas indústrias de TV e mídia, distanciando-se de formatos e modelos de negócio antigos, além de levar a uma era de entretenimento de alta qualidade on demand.

O aumento do tempo gasto assistindo a um conteúdo em smartphones e tablets pode ser visto com base nos dados locais: os entrevistados brasileiros assistem 1h46 a mais de conteúdo em vídeo em smartphones do que assistiam em 2012. No Brasil, 40% dos entrevistados assistem diariamente, em seus smartphones, vídeos produzidos por outros usuários – dado que marca a tendência da busca do usuário por criar o próprio conteúdo.

O uso de gravador de vídeo digital (DVR) tem ajudado a continuar a tendência de binge viewing, termo que em inglês designa o comportamento viciante de assistir a séries de uma vez só. Essa tendência começou com os boxes de seriados de televisão e filmes e tem se acentuado com o fato de que muitos espectadores migraram para assinaturas de serviços de vídeo on-demand (S-VOD), como Netflix e Hulu.

Ainda segundo o relatório da Ericsson, 48% dos usuários afirmaram que gostariam de assistir sequencialmente episódios de seriados, como “Breaking Bad” e “House of Cards”, lançados juntos e em um formato que permite escolher quando assisti-los ao invés de esperar um novo episódio ser lançado toda semana. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura