Viracopos entra na rota das marcas

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Viracopos entra na rota das marcas

Com nova administração e mudanças planejadas até 2042, aeroporto ganha incremento de 500% em pontos de mídia


20 de novembro de 2014 - 9h29

A privatização do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), colocou-o em outro patamar. Com investimentos de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, a Aeroportos Brasil Viracopos promete transformá-lo no maior e mais moderno aeroporto da América Latina, com capacidade para receber mais de 80 milhões de passageiros por ano em 2042. As obras de construção e expansão estão por todas as partes do complexo — desde novos terminais de passageiros até uma nova via de acesso, além das obras de revitalização para maior conforto e segurança dos viajantes.

Com a nova estrutura foi possível desenvolver uma proposta de mídia mais moderna e integrada, com estruturas e formatos diferenciados, que vão ampliar em 500% os pontos de mídia do atual aero¬porto. De 58 pontos na versão atual, o novo terminal saltará para 353 pontos, operados pela VCP Mídia, que foi contratada após a concessão do aeroporto, e é formada pela Via+ e Band Outernet, empresas especializadas em mídias aero¬portuária e exterior, respectivamente. Mas, para o primeiro momento, está prevista a instalação de 25 novos pontos de mídia até dezembro deste ano.

Isso porque a própria concessionária separou as melhorias em cinco ciclos de investimentos, sendo o primeiro até 2021, com início de entrega com o novo terminal de passageiros em 1o de dezembro. “Os pontos de mídia serão instalados no decorrer da entrega do aeroporto. O plano criado visa dar uma identidade a Viracopos, oferecendo produtos de qualidade e projetos personalizados”, conta Natalia Caracho, gerente da VCP.  

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Formatos especiais
Dividido em mídias digitais, de grandes formatos, projetos especiais com recursos sonoros, audiovisuais e olfativos, naming rights e espaços para promoção de marca e produto em locais estratégicos, o projeto de publicidade baseia-se em uma composição de mídia que considera as particularidades de cada ambiente para aproveitá-las de forma diferenciada. “O objetivo principal da mídia é se integrar naturalmente ao dia a dia dos passageiros em seus momentos de deslocamento e trazer uma proposta mais criativa e experiencial da publicidade, que não se vê em formatos tradicionais”, conta Natalia. Valores como imersão, interatividade e engajamento são conceitos-chave que a VCP busca para revolucionar o ambiente aeroportuário.

Nas áreas externas, por exemplo, os novos projetos englobam espaços como o edifício-garagem e as vias de acesso ao terminal, que serão mais bem aproveitadas com painéis sequenciais e pórticos. Já dentro dos terminais, a novidade será a implantação de projetos sequenciais. “A novo layout do terminal também permitirá a criação de espaços voltados exclusivamente para o embarque ou desembarque, já que as áreas e o fluxo dos passageiros são bem delimitados”, explica a gerente.

Mas em termos de formatos, a proposta é intensificar o trabalho com mídias digitais, como videowalls, totens digitais, redes de TV e painéis de LED. Outra ideia é a customização de áreas grandes para anunciantes que buscam envolvimento experiencial em seus projetos.

Mesmo sem os novos equipamentos instalados, a VCP registra aumento no interesse das marcas desde junho deste ano, com a Copa do Mundo. De acordo com Natalia, em função da grande proximidade com a cidade de São Paulo, as empresas intensificaram seu interesse por Viracopos e assimilaram sua importância como o segundo aeroporto da região. “Marcas como John Deere, Amil e Caixa Econômica Federal estão entre as mais presentes em Viracopos”, detalha a gerente. Ainda segundo ela, a mudança no perfil de Viracopos promove alteração também no perfil de anunciantes. “É crescente o interesse de marcas globalizadas, principalmente dos segmentos de luxo, bens de consumo e tecnologia”, revela. 

Serviços de telecomunição
A Telefônica Vivo fechou contrato válido por cinco anos com a Brasil Aeroportos Viracopos para ser responsável por toda a gestão dos serviços de telecomunicação do novo aeroporto. Na primeira fase do projeto, a operadora assume gestão de oferta e a oferta dos serviços de voz, além de fornecer soluções de dados e TI. Com a parceria, Viracopos passa a contar com um pacote completo de soluções de voz da operadora, o Vox Fácil.  

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