O lado sombrio da indústria da moda

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O lado sombrio da indústria da moda

Jornal norueguês produz reality que leva blogueiros de moda a conhecer a realidade de costureiras de fábricas do Camboja


28 de janeiro de 2015 - 10h14

Acostumados ao luxo e glamour do universo fashion, alguns blogueiros de moda da Noruega foram convidados a conhecer a realidade pouco feliz da indústria da moda.

O Aftenposten, um dos maiores jornais noruegueses, produziu um reality show para seu site, convidado alguns famosos blogueiros de moda do país para visitarem algumas fábricas têxteis no Camboja, de acordo com matéria do Estadão.

Com o nome de Sweatshop – Dead Cheap Fashion, o reality leva os jovens blogueiros para as pequenas fábricas em que as costureiras produzem peças de diversas marcas, algumas de alta costura, em condições semelhantes às de escravidão. Jornadas muito longas de trabalho, instalações com condições precárias e mão-de-obra subvalorizada são partes da realidade que as costureiras que alimentam a indústria da moda vivenciam.

O objetivo do Aftenposten foi apresentar aos blogueiros essa triste etapa da cadeia fashion e propor uma reflexão acerca do papel que a moda ocupa na sociedade. O reality faz um contraponto entre a rotina de luxo dos blogueiros com as condições miseráveis das costureiras. O reality foi apresentado no site do jornal, dividido em episódios. Veja o trailer:
 

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