SBT, Record e RedeTV: juntas na TV paga

Buscar

SBT, Record e RedeTV: juntas na TV paga

Buscar
Publicidade

Mídia

SBT, Record e RedeTV: juntas na TV paga

Emissoras criam holding para negociar o carregamento de canais digitais com as operadoras de TV por assinatura


7 de agosto de 2015 - 1h40

O SBT, a Record e a RedeTV uniram suas forças para atuar na área de TV por assinatura. Nesta sexta-feira, 7, o portal Notícias da TV informou que as três emissoras criaram uma holding para negociar, em conjunto, a liberação de seus canais digitais para as operadoras de TV (como Net, Sky e Vivo TV).

Segundo o portal, as redes de TV estudaram a negociação durante um ano e o acordo para a criação da holding já foi formalizado junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no mês passado. Atualmente, o órgão analisa o pedido de criação da empresa e não há prazo definido para a resposta.

Justamente por estar sob a análise do Cade, as partes envolvidas na negociação não comentam abertamente o caso. A Record confirma a criação da holding, mas não fornece detalhes sobre o projeto. SBT e RedeTV ainda nao responderam à reportagem.

A nova empresa terá a função de negociar os preços para incluir seus canais digitais no pacote das operadoras. Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), toda operadora de TV paga tem obrigação de carregar gratuitamente 14 canais abertos analógicos, cujo sinal cubra a maior parte do território nacional. Os canais digitais das emissoras abertas não entram nesse critério e poderiam, portanto, ser negociados com as operadoras mediante pagamento. Atualmente, essa prática não acontece e os canais digitais de Globo, Record, Band, SBT, RedeTV e outras emissoras abertas são carregados gratuitamente pelas operadoras de TV.

Em meio ao processo de switch-off do sinal analógico- que deve ser concluído em 2018 – as emissoras podem estar vendo uma oportunidade de conseguir ampliar seu poder de negociação junto às operadoras e conseguir monetizar a liberação de seus sinais digitais. E, atuar em conjunto, é uma forma de ganhar mais força nas negociações. Entre as grandes emissoras abertas, a Globo já possui uma operação de TV paga – Globosat – e a Band também conta com uma divisão de canais pagos em seu grupo.

Assim que SBT, Record e RedeTV comunicaram ao Cade à criação da holding, algumas empresas do setor já começaram a reagir. Em 30 de julho, a Sky enviou um requerimento ao órgão de defesa econômica, solicitando sua admissão como terceira interessada na negociação. A Sky alega que “diante da completa digitalização dos sinais de TV aberta, há questão ainda não pacificadas pela Anatel que, a depender do endereçamento a ser dado, alterarão substancialmente as características da operação e os aspectos concorrências a serem vistos pela autoridade antitruste”. A reação da operadora pode ser explicada pelo temor de que as emissoras passem a cobrar pelo carregamento de seus canais digitais e, com isso, gerem mais custos às operadoras. Assim como a Sky, a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) também contestou a criação da holding, em documento enviado à entidade em 29 de julho. 

Ainda não há prazo para o Cade dar uma resposta oficial sobre a negociação. Na semana passada, o Domingo Espetacular, da Record, exibiu uma longa reportagem sobre a visita de Silvio Santos ao Templo de Salomão, onde se encontrou com o empresário Edir Macedo. Algumas pessoas levantaram a possibilidade de o encontro ser algo além de uma visita de amigos e que os dois proprietários de emissoras de TV poderiam estar envolvidos em alguma negociação.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo