Valor passa a monitorar gastos públicos

Buscar

Valor passa a monitorar gastos públicos

Buscar
Publicidade

Mídia

Valor passa a monitorar gastos públicos

Plataforma Mosaico Orçamentário acompanha como os ministérios estão utilizando o dinheiro do contribuinte


1 de setembro de 2015 - 8h52

O Valor lançou, nesta segunda-feira, 31, a ferramenta Mosaico Orçamentário. A plataforma disponível no site do veículo permite o acompanhamento dos gastos públicos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Diretoria de Análises e Políticas Públicas (Dapp), da Fundação Getúlio Vargas.

A ferramenta possibilita a visualização de quando foi executado o Orçamento, a divisão por ministério e a evolução dos gastos entre 2001 e 2014. No site, é possível exportar planilhas e desenvolver análises com o cruzamento de dados. "O jogo orçamentário é espelho do jogo político e a construção do Mosaico favorece esse entendimento", disse ao Valor Marco Aurélio Ruediger, diretor da Dapp.

O Mosaico Orçamentário vem sendo desenvolvido há um ano e meio e a parceria com a FGV começou há três meses. A ferramenta utiliza a base de dados Siga Brasil, também utilizada pelo Senado Federal. A Dapp disponibiliza ao projeto 20 pesquisadores entre economistas, sociólogos, antropólogos, filósofos, linguistas e designers. "A onda que vai carregar o Brasil e o mundo nos próximo anos é a transparência", conclui Ruediger.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses