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Opinião

Não importa o lado do mundo, a busca é pelo conteúdo

A Fuji TV tem uma diversidade de conteúdo local e internacional como filmes, dramas, animações e comédias e parceria com Amazon e Netflix


19 de junho de 2018 - 12h28

Cena do filme Shoplifters, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, que está disponível no serviço Fuji TV (Crédito: reprodução/FujiTV)

Chegar do outro lado do mundo em busca de novos conhecimentos é sempre empolgante. Falar sobre uma das principais empresas de comunicação do país é um desafio!  Bom, vamos lá. No Japão, existem seis emissoras de TV aberta. A maior delas é a NHK, empresa estatal financiada pela população com o pagamento de uma taxa e mais cinco emissoras que pertencem a diferentes grandes grupos de comunicação.

Vamos falar da Fuji TV, do grupo Fujisankei Communications Group, o maior conglomerado de mídia do Japão, com 92 empresas, divididas em quatro corporações e três museus, com mais de 16 mil funcionários. Fazem parte do grupo empresas de televisão, jornal, rádio, internet, produção de conteúdo, entretenimento e também do mercado imobiliário.

A Fuji TV atua há mais de 60 anos na produção de conteúdo de qualidade para distribuição mundial. Possui 28 afiliadas no Japão e 14 escritórios internacionais. Porém, seu negócio vai muito além disso. São considerados uma fábrica de entretenimento. É muito fácil entender a potência dessa empresa quando vemos sua preocupação em contribuir socialmente para o país, apoiando talentos jovens com o objetivo de desenvolver a cultura das artes no Japão e no exterior.

Anualmente, a Fuji TV lança cerca de dez filmes por ano e exporta roteiros para outros países detendo a liderança de mercado na produção de filmes japoneses. Entre seus maiores sucessos está As aventuras de Chatran.

Outra grande fonte de renda é o Animation, tradicional formato de conteúdo japonês cuja produção é recordista mundial. Seu título mais famoso é a franquia Dragon Ball com quatro séries anime, 19 filmes, jogos de cartas e produtos colecionáveis, um grande número de vídeo games, bonecos de ação e mangás — suas revistas venderam mais de 156 milhões de cópias só no Japão e 240 milhões em todo o mundo. É considerada a melhor série de mangás já produzida na história.

Ligada à evolução da internet e do mobile e a todas as mudanças geradas na forma de consumir conteúdo, a empresa lançou a plataforma de serviço por streaming chamada on demand (FOD – Fuji On Demand) e payTV para atender as preferências dos usuários. Ali, distribui não só programas produzidos pelos seus canais, mas, também, uma diversidade de conteúdo local e internacional como filmes, dramas, animações e comédias. E, para aumentar o acesso do público às suas produções, fizeram parceria para distribuição de seus produtos com algumas companhias aéreas, Amazon e Netflix.

Outro braço da empresa são os eventos. Há mais de 20 anos, eles juntaram forças com o Cirque du Soleil e encantaram mais de 13 milhões de pessoas com suas produções no Japão. São reconhecidos por serem um dos principais criadores e promotores de eventos de grande porte para todos os tipos de público que vão desde eventos esportivos até concertos de música clássica a shows de grandes artistas internacionais.

A Fuji TV é considerada uma empresa focada no futuro com grande visão de negócio que busca, através do conteúdo de qualidade, ser um conglomerado de grande importância global.

Nesta viagem do Grupo de Mídia, podemos nos certificar sobre as principais qualidades do Japão. E são elas: a cultura, a ética, os princípios e a determinação. Portanto, temos certeza que, se é esse o objetivo da Fuji TV, ele será alcançado!

Arigato gozaimas!

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