Diário de Cannes
Criatividade ou Inovação?
O que celebramos em Cannes? O que planejamos ou o que realizamos?
O que celebramos em Cannes? O que planejamos ou o que realizamos?
23 de junho de 2023 - 16h51
Hoje a inspiração veio do Chief Innovation Officer da Diageo em uma sessão no Palais II. Mark Sandys abriu sua caixinha de sucessos e, principalmente, falhas, na concepção e lançamento de produtos. E a mensagem era essa mesma. Aceitar e abraçar a falha como parte do processo.
A palestra poderia facilmente figurar na programação do SXSW ou do Websummit, falando sobre Inovação ou empreendedorismo e seria muito relevante em todas essas oportunidades.
O que eu vi neste Cannes Lions e no do ano passado também aponta para esta convergência. As grandes idéias, agora vêm acompanhadas de realizações incríveis. É o que encontramos principalmente na categoria Creative Business Transformation, mas não só nela. O que todas parecem premiar é o tal do impacto que a criatividade gera no final das contas.
E isso é bom.
Talvez não estejamos mais falando de criatividade, somente. Cannes Lions pode ser agora a festa da Criatividade e da Inovação. Inovação através da transformação de negócios, marcas e comunidades. Inovação no impacto ambiental, na sustentabilidade. Inovação tecnológica dos canais, formatos e plataformas de comunicação. Inovação na expansão da criatividade através da combinação da humanidade e da inteligência artificial.
Ainda vejo potencial, ou sinto falta, de uma maior aproximação da criatividade e do varejo. Especialmente da mídia no varejo, canal com imensas possibilidades de dados para inspirar e ativar a comunicação, com uma visão completa da jornada do consumidor, perfeito para projetos ou campanhas de shopper marketing. Perfeito para gerar resultados para as marcas. Perfeito para confundir criatividade com inovação, de novo!
Último dia de Cannes, hora de comemorar o que aprendemos e lamentar o que não gostamos na festa de encerramento.
Até a próxima. Câmbio, desligo.
Compartilhe
Veja também