De Elon Musk a vencedora de Nobel: as principais atrações do Cannes Lions

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Cannes

De Elon Musk a vencedora de Nobel: as principais atrações do Cannes Lions

Programação esteve com menos estrelas inéditas, até a chegada de Elon Musk ao lineup como entrevistado de Mark Read, CEO da holding WPP

Roseani Rocha, Victoria Navarro
13 de junho de 2024 - 6h15

Na semana passada, parecia que o Cannes Lions havia anunciado todos os seus destaques no que diz respeito aos palestrantes que irão circular nos diferentes palcos a abrigar a programação de seminários do festival, a partir da 2ª-feira, 17 de junho. No entanto, nesta segunda-feira, 10, ninguém menos que o empresário Elon Musk também passou a integrar o lineup (gerando comentários contra e a favor, por seu talento empreendedor de um lado e de suas posições sobre o Twitter, agora X, de outro). Ele será entrevistado por Mark Read, CEO do WPP, na quarta-feira, 19 de junho (11h45 do horário local), num painel sob o nome “Explorando as novas fronteiras da inovação”.

Empresa de Elon Musk destinará terminais de internet para equipes de emergência (Crédito: Apu Gomes)

Elon Musk foi anunciado nesta semana como um dos speakers do Cannes Lions em 2024 (Crédito: Apu Gomes)

Além de Musk, outros executivos estarão na programação. Entre os anunciantes, Marc Pritchard, chief brand officer da P&G estará no Lumière Theatre um dia antes de Musk, falando sobre “Encontrar a criatividade no dia a dia”.  Além dele, Esi Eggleston Bracey, apontada em fevereiro de 2023 pela Unilever como chief growth and marketing officer, representará a empresa, que será homenageada como Anunciante do Ano.

Eles são alguns dos muitos CMOs que circularão por lá, como Manolo Arroyo, da Coca-Cola, Cristina Diezhandino, da Diageo e Tyler LaMotte, diretor de marketing e produto da Patagonia.

Se alguns anunciantes já são assíduos no evento, isso ocorre mais ainda entre as holdings e agências, pois foi este o público-alvo original do festival. Assim, além do citado Mark Read, estarão em Cannes David Droga e Nick Law, respectivamente, CEO e creative chairperson da Accenture Song; Sir John Hegarty, creative founder da The Garage Entertainment; e Richard Edelman, fundador da companhia de relações públicas que leva seu sobrenome. Já entre as mulheres, serão palestrantes Madona Badger, CCO da Futura Collective e Cindy Gallop, fundadora da Makelovenotporn.

Alguns profissionais brasileiros também têm se repetido como colaboradores dos conteúdos de Cannes. Casos de Marcel Marcondes, CMO da AB Inbev, que falará dia 18 sobre como atingir crescimento sustentável e marcas efetivas em longo prazo; Anselmo Ramos, que se apresentará com seu sócio e cofundador da Gut, Gaston Bigio; e PJ Pereira, fundador da Pereira O’Dell.

Além deles, estarão em palcos do Cannes Lions Joana Mendes, criativa; Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia; Ian Black, fundador da New Vegas, Mariana Sá, coCCO da Africa, a cineasta Paula Trabulsi e Juliana Roschel, CMO do Nubank.

Celebridades e homenageados

Além da Unilever, entre os homenageados do Cannes Lions este ano estão a fundadora do site de notícias Rappler e Prêmio Nobel da Paz (2021), Maria Ressa, que dia 21 de junho receberá o LionHeart, por defender a liberdade de expressão em seu país, as Filipinas, e Jacques Séguéla, ex-vice-chairman e chief creative officer da Havas, que receberá o Leão de São Marcos por sua trajetória de mais de 60 anos na publicidade.

Do mundo das celebridades são destaque a atriz Andie MacDowell num painel da L’Oréal, da qual é embaixadora, celebrando a mente criativa por trás do conceito “Because I’m Worth it”, criado pela redatora Ilon Specht da McCann Erickson no início dos anos 1970 e usado até hoje pela marca L’Oréal Paris. Já a “primeira-dama do hip-hop” e atriz Queen Latifah traz a pauta social no painel “Conversas sobre criatividade, comunidade e obesidade”. Da nova geração de atrizes, será representante Nathalie Emmanuel, que participou de Game of Thrones e Velozes e Furiosos. Ela discutirá “O que será a previsão do tempo em 2050”, sobre a crise climática e o porquê os anunciantes devem endereçá-la, considerando o impacto em suas marcas.

Quem também estará mais uma vez no Cannes Lions é o músico John Legend, que, com sua esposa Chrissy Teigen, será entrevistado por Kara Swisher, editora da New York Magazine.

Já entre os esportistas que passarão pela Riviera Francesa estão os jogadores de futebol americano Joe Burrow e Justin Jefferson, respectivamente, quarterback do Cincinatti Bengals e receiver do Minnesota Vikings. E como o ano é de Olimpíada na França, também estará no palco Catherine Green, head de experiências digitais e integração do Comitê Olímpico Internacional. Ela será responsável por receber o (a) segundo (a) Secret Speaker do festival, na 3ª-feira, 18.

Veja, abaixo, alguns dos principais nomes, de diferentes áreas, que participarão do Festival:

Publicidade

Compartilhe