Assinar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Os 5 Tópicos de Cannes 2019

Frases e insights inspiradores dos temas que marcaram presença no Festival


22 de junho de 2019 - 8h02

Olá a todos novamente da sua “Blogger du Jour” em Cannes! Depois de cinco dias de muitas apresentações, painéis, entrevistas, networking, jantares, rosés (a bebida oficial por aqui) e uma agenda incrivelmente cheia, compartilho as frases e insights que estão me fazendo pensar em cinco grandes temas que foram muito recorrentes em diferentes fóruns este ano. Como no meu post passado, a ordem é aleatória e não por importância ou prioridade:
1. Empoderamento feminino, catalisado pela Copa do Mundo de Futebol Feminino, em que o apoio da Visa, entre outros, está sendo transformador. Esse assunto serviu de pano de fundo para inúmeros conversas sobre diversidade e inclusão. Por essa e outras razões, durante essa semana, Lynne Biggar, CMO global da Visa e minha chefe, foi nomeada pela Forbes como uma das Top 20 CMOs mais influentes do mundo
2. Propósito de marca, as discussões aqui foram inúmeras e aqui vão algumas das melhores frases que ouvi sobre esse assunto:
– Propósito tem que ser mais que uma propaganda com um ponto de vista.
– Se você não está disposto a fazer o grande trabalho que ter um propósito exige, então sua obrigação é não ter um propósito.
– Nem todas as marcas têm que ter um propósito, mas todas marcas têm que ter consciência e valores, e também saber que ações valem mais que palavras.
– O grupo de consumidores que entendem e veem o propósito da sua marca como verdadeiro, passam a ser os melhores embaixadores dessa marca.
3. Voz e som como a próxima área de identidade de marca, de interação com eletrônicos, autenticação e outras utilidades. Aqui destaco a própria apresentação da Visa revelando como seu áudio identidade tem sido adotada pelo mundo e representa uma comunicação de confiança para o consumidor. Mais de uma palestra tratou de passar prática se é ensinamentos sobre o uso da voz na propaganda e criatividade. Como escutei numa palestra pré-Cannes, “agora que a visão está maximizada, o ouvido vai ser colonizado!”
4. Mídia, Plataformas e Tecnologia foram temas que surgiram em inúmeras discussões entre CMOs, mesmo quando não era necessariamente o tópico de discussão, demonstrando ser um assunto top of mind. Aqui vão alguns comentários interessantes:
– 7 de 10 pessoas dizem que a propaganda é irritante. O profissional de marketing tem que reinventá-la. Esse é um desafio de mídia + criatividade + tecnologia
– Temos a ilusão que um grupo de digital natives sentados numa sala do escritório vai resolver esse problema.
– Nós vamos trabalhar com os parceiros / plataformas que nos deem controle e qualidade de conteúdo, que possam monitorar comentários para assegurar que haja civilidade, que tenham boas práticas de privacidade e que comecem a medir de uma forma integrada entre plataformas.
– Precisamos de integração e transparência entre as plataformas para diminuir a frequência de exposição de nossas peças porque isso também contribui para que a propaganda seja irritante.
– Nós usamos muita televisão porque TV funciona para a gente.
– Servimos a audiência mais sofisticada da história do mundo.
– Pense em machine learning como um bilhão de estagiários, e não um Einstein.
5. Tendências de Consumidor e Criatividade
– Desenvolva sua criatividade curta: pense em uma propaganda de revista ou em um billboard com movimento.
– A maioria da lista top 10 de músicas mais escutadas em um canal de música super popular nos Estados Unidos são em espanhol. Os 2 vídeos top são coreanos.
– Os jovens têm um excelente “BS meter” e estão dispostos a fazer as malas e sair (da sua marca) quando não veem verdade na sua história.
– Temos que ser mais honestos do que as marcas gostariam de ser.
– As agências estão tentando ser como os clientes, ao envés de trazer uma perspectiva diferente para agregar valor. É preciso trazer de volta as ideias perigosas.

Depois de uma semana de boas ideias, eu poderia continuar essa conversa por muito tempo, mas o carro já está esperando lá embaixo… e perder o voo, definitivamente, não é uma boa ideia.

Au revoir,
Luciana

Publicidade

Compartilhe

Veja também