Tudo que eu quero vivenciar em Cannes
Ainda somos apenas 18% dos jurados, mas sabemos as barreiras que os profissionais pretos enfrentam em todos os mercados, inclusive o nosso
Ainda somos apenas 18% dos jurados, mas sabemos as barreiras que os profissionais pretos enfrentam em todos os mercados, inclusive o nosso
16 de junho de 2022 - 14h31
Um pouco de ansiedade e muito otimismo enquanto conto as horas para embarcar e iniciar a minha jornada no Cannes Lions 2022 e, neste ano, como jurada. Porém, mais do que o mote explícito do maior evento de “criatividade” espero que outros atributos e temas se façam presentes.
Diversidade é um deles. E já começamos bem, antes mesmo de chegar na cidade francesa. Afinal, o evento se movimentou para ter uma presença preta brasileira entre os jurados. Sim, no primeiro momento havia apenas um negro entre trinta jurados e depois de discussões e conversas, eles foram muito rápidos e agora somos sete entre trinta e oito jurados.
Se o Oscar da Academia de cinema agiu de forma morosa para fazer valer a expressão de sua diversidade, Cannes Lions foi rápida em corrigir a representatividade de um país de população majoritariamente preta – 54% de acordo com o IBGE em 2020. Ainda somos apenas 18% dos jurados, mas sabemos as barreiras que os profissionais pretos enfrentam em todos os mercados, inclusive o nosso. É um primeiro passo importante e que foi dado com muita celeridade por parte da organização do Festival.
E se falamos em inovação e criatividade no mundo da propaganda e marketing, nada mais evidente neste momento que ter uma presença preta e feminina, não? Entendo inovação como algo muito maior que o uso de novas tecnologias e sim de fazer uso de novos conceitos e proposições que tragam vozes plurais. Neste sentido, espero conhecer muitos cases voltados para as políticas de ESG (Environmental, Social and Governance), e que tenhamos não apenas o foco no meio ambiente mas também para o social – inclusão e diversidade/representatividade, por exemplo – e igualmente no aspecto de governança (mais humana) das empresas.
Tenho uma expectativa positiva e quero valer o meu objetivo de mais do que julgar, aprender, conversar e entender novas abordagens e o papel da comunicação na sociedade global. Como o marketing pode trazer resultados para o mundo e não apenas para as empresas. Ao longo da próxima semana vou compartilhar com vocês a minha vivência e tudo o que estará acontecendo em Cannes. Até lá!
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