A polêmica do cãozinho no SuperBowl

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A polêmica do cãozinho no SuperBowl

Após repercussão negativa, empresa GoDaddy desiste de exibir comercial que mostrava venda de filhote pela internet


30 de janeiro de 2015 - 4h23

Considerado o evento televisivo com intervalo comercial mais caro do mundo, o Super Bowl gera uma enorme movimentação e também algumas polêmicas na indústria publicitária. A deste ano envolve a empresa GoDaddy, que atua na área de fornecimento de domínios de internet, e que pretendia exibir na final da NFL um comercial que, antes mesmo de ir ao ar, já havia desagradado muita gente.

Nesta semana, a empresa começou a exibir na internet alguns teasers de sua campanha do SuperBowl. Em seu característico tom de humor, a marca fez uma paródia do comercial da Budweiser, um dos mais conhecidos e elogiados da safra do SuperBowl nos últimos anos. A campanha da marca de cerveja comoveu o público ao mostrar a amizade entre um filhote de cachorro e um cavalo. O mote foi tão bem aceito que está será a terceira vez que a Budweiser usa o tema no intervalo da final da NFL. A GoDaddy, então, decidiu pegar carona no sucesso, mas adaptando o enredo ao seu estilo.

Pela prévia apresentada na internet, o comercial da GoDaddy começaria da mesma forma que o da Budweiser: um cãozinho se perdia durante o trajeto para a fazenda e, depois de passar apuros fora de casa, conseguia retornar ao lar. O desfecho, no entanto, não seria tão doce. Ao reencontrar o filhote, sua dona comemoraria muito, dizendo que estava muito feliz pela sua volta pois já o teria colocado à venda pela internet.

Poucas horas depois do teaser ter sido divulgado, milhares de pessoas, sobretudo atuantes da área de proteção animal, protestaram contra a marca. A repercussão foi tão negativa que a GoDaddy desistiu da campanha e prometeu não exibir o filme no evento, que acontece neste domingo, 1º de fevereiro, no Arizona, Estados Unidos.

“As reações foram bem emocionais e diretas e muita gente nos pediu para não exibir o filme”, disse o CEO da GoDaddy, Blake Irving. O executivo anunciou que a marca irá exibir um novo filme no SuperBowl e que espera que o público se divirta com a substituição.

Blake também disse que a ideia do comercial era alertar as pessoas a respeito de uma prática que não é correta (a venda online de animais) mas que o efeito acabou sendo contrário e que a companhia reconhece o engano. O porta-voz também garantiu que o cãozinho usado no filme era de um criador confiável e que o filhote acabou se tornando querido em toda a empresa. Veja a prévia do  polêmico comercial da GoDaddy:
 

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E veja também o comercial da Budweiser que inspirou a GoDaddy: 

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